uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Abrantes quer melhores acessibilidades para cidadãos com deficiência 
No final da reunião de câmara, Manuel Valamatos, o vicepresidente, João Gomes e o vereador Rui Santos visitaram os trabalhos de construção de uma rampa (Foto CM Abrantes)

Abrantes quer melhores acessibilidades para cidadãos com deficiência 

Presidente do município reconhece a existência de barreiras arquitectónicas, mas garante que diariamente a autarquia trabalha para as derrubar.

O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos (PS), garantiu na última reunião do executivo que a acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é uma prioridade, defendendo que diariamente os serviços da autarquia trabalham nesse sentido. O assunto foi levantado pelo vereador do PSD, Rui Santos, que sugeriu o levantamento das barreiras arquitectónicas existentes no concelho e vincou que as situações não podem ser apenas corrigidas quando há uma obra de requalificação.


Também o vereador do Bloco de Esquerda, Armindo Silveira, lembrou que foi criado em tempos o “projecto rampa”, que visava o levantamento das barreiras a serem corrigidas e questionou o executivo de maioria socialista sobre o motivo para ter “ficado a meio”.


Manuel Valamatos sublinhou que o município tem dado resposta ao problema, reconhecendo que ainda “existem de facto muitas barreiras” que precisam de ser desfeitas.“Os nossos calceteiros fazem quase diariamente esse tipo de trabalho. Hoje ninguém faz uma infra-estrutura pública sem ter essas preocupações”, referiu.


O autarca acrescentou ainda que a Câmara de Abrantes está a melhorar as acessibilidades no Aquapolis Sul, em Rossio ao Sul do Tejo, através da construção de uma rampa de acesso ao novo quiosque. Também na Rua Dr. Correia Semedo, no centro histórico da cidade, está a ser finalizado um muro de suporte para melhorar a segurança à circulação de peões com mobilidade reduzida.


Relativamente ao “projecto Rampa”, o vice-presidente, João Gomes, afirmou que “não foi posto na gaveta” destacando que “sempre que há intervenções” o documento onde consta o levantamento das barreiras é consultado para resolver as situações referidas”. Admitiu, porém, que nalgumas ruas da cidade nunca vai ser possível fazer grandes melhorias por terem uma inclinação demasiado acentuada.

Abrantes quer melhores acessibilidades para cidadãos com deficiência 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido