uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Antigo hospital de VFX está a ser demolido  e vai dar lugar a um campus de saúde
Armando Jorge Carvalho e Alberto Mesquita anunciaram o momento simbólico do arranque da demolição das velhas instalações do hospital da Misericórdia

Antigo hospital de VFX está a ser demolido  e vai dar lugar a um campus de saúde

Projecto arrancou na última semana com os trabalhos de demolição do edifício propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira.

Arrancaram na última semana os trabalhos de demolição das devolutas instalações do antigo hospital de Vila Franca de Xira, que vão dar lugar a um novo campus de saúde da Santa Casa da Misericórdia daquela cidade e que, depois de pronto, incluirá também uma clínica do grupo Luz Saúde.


O momento simbólico do arranque da demolição foi assinalado com uma cerimónia pública de assinatura dos protocolos entre a Misericórdia e as firmas que vão assegurar os trabalhos. O espaço do antigo hospital, recorde-se, vai ser convertido até ao final de 2022 numa Unidade de Cuidados Continuados Integrados que terá 122 camas e representa um investimento de 5,5 milhões de euros, dos quais 2,6 milhões são financiados no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020.


A demolição do edifício onde funcionavam as consultas externas e as urgências do antigo hospital vai demorar quatro meses e depois será lançado concurso público para a construção do novo edifício, que demorará perto de 18 meses a ficar pronto.


“Depois do edifício construído vamos alugá-lo à Luz Saúde durante vinte anos. Vai incluir consultórios, serviços de imagiologia e uma sala de operações para cirurgias de ambulatório”, explicou o provedor da Misericórdia, Armando Jorge Carvalho, à margem da iniciativa. A Misericórdia consultou diversos operadores privados de saúde sobre o interesse, incluindo o grupo José de Mello Saúde, que não pôde concorrer, à data, por estar ainda responsável pela parceria público-privada do Hospital Vila Franca de Xira.


As fases seguintes do projecto, que já estão a ser tratadas, serão a Unidade de Cuidados Continuados e o lar de idosos.


No total, o provedor estima que, quando todo o Campus de Saúde estiver pronto, tenham sido investidos 17 milhões de euros. Uma obra que vai dar trabalho a mais de duas centenas de pessoas, 160 delas a serem recrutadas para a futura Unidade de Cuidados Continuados.


Armando Jorge Carvalho considera a obra estruturante e decisiva para o centro da cidade, que ajudará a revitalizar Vila Franca de Xira, criar valor e novos empregos. Já o presidente do município, Alberto Mesquita, destaca ser um investimento “muito relevante” para a cidade, o resultado de um processo “complexo e intenso” que visava dar uso a um edifício que continuava ao abandono.

Antigo hospital de VFX está a ser demolido  e vai dar lugar a um campus de saúde

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido