uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Seminário sobre técnicas de pulverização em tomate decorreu online

Organizado pelo Centro de Competência para o Tomate de Indústria (CCTI), decorreu na quarta-feira, 28 de Abril, o Webinar (seminário online) “Boas Práticas na Preparação das Caldas e no Uso do Equipamentos de Aplicação”.

No evento, dedicado ao sector do tomate, foram discutidos os resultados de projectos de inovação, assim como as potencialidades de várias soluções tecnológicas pensadas para melhorar as práticas de aplicação de caldas.

Trata-se de um tema de grande actualidade devido aos desafios criados pelas metas do pacto ecológico europeu - “Green deal” - sobre os sistemas agrícolas, o qual obrigará a uma maior eficiência no uso das caldas de tratamentos, assim como na forma como fazer agricultura.

O evento tinha como oradores os professores Marcelo Ferreira, da Universidade Estadual Paulista e o Professor António Mexia, Professor Catedrático do Instituto Superior de Agronomia e coordenador científico dos Grupos Operacionais “QUALITOMATE” e “Lycopersicon2Times (LTT)”.

Para além da partilha de conhecimento, aquele webinar teve também como objectivo identificar as ferramentas mais eficazes para comunicar os avanços e vantagens operacionais deste tipo de tecnologia e conhecimento. Aquele objectivo insere-se no projecto em curso “COMPREENDER”, promovido pelo CCTI dentro da medida 20.2.4 do PDR2020.

Ao longo do evento os participantes puderam apresentar questões aos oradores, cujas respostas servirão de base a um grupo temático, que pretende reunir no próximo dia 1 de Junho, numa parcela a definir no Ribatejo para ensaiar as técnicas e conhecimentos debatidos no webinar.

Desde 2015 que o Centro de Competência para o Tomate de Indústria (CCTI) promove sessões técnicas relacionadas com a produção de tomate para indústria, com o objectivo de divulgar novas tecnologias e conhecimento que possam ajudar a aumentar a produtividade desta cultura.

Em circunstâncias normais os eventos decorrem no auditório da Quinta das Pratas, um espaço da Câmara Municipal do Cartaxo e tem participação de representantes do cluster do Tomate-Indústria nacional.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido