uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Sobrevivente do lar de Riachos estava ferida e era sedada em excesso

Direito de resposta

Dr. Manuel Fona Vieira, Advogado, na qualidade de mandatário da Sra. Ana Paula Alves, verificando que foi veiculada pelo Jornal “O Mirante”, e se reporta a factos inverídicos e erróneos, que se intitula “Sobrevivente do lar de Riachos estava ferida e era sedada em excesso”, vêm pelo presente e ao abrigo do disposto nos artigos 24.º, 25.º e 26.º da Lei de Imprensa n.º 2/99, de 13 de janeiro, exercer o Direito de Resposta.

Com efeito, a Sra. Ana Paula Alves foi detida no dia 5 de Março de 2021 encontrando-se indiciada por dois crimes de maus tratos agravados pelo resultado morte, um crime de profanação de cadáver e dois crimes de maus tratos, tendo sido sujeita à medida de coacção de prisão preventiva. Não obstante, conforme supra, a Sra. Ana Paula Alves está indiciada, repito, indiciada, encontrando-se a investigação a decorrer e o processo em questão em fase de inquérito. Razão pela qual, e até trânsito em julgado, a Sra. Ana Paula Alves está abrangida pela regra “in dubio pro reo”, enquanto manifestação do princípio da presunção da inocência – princípio estruturante do processo penal.

Ademais, os testemunhos trazidos pela presente notícia requerem que em sede própria se faça prova dos mesmos, sendo única e exclusivamente competentes para resolver estas questões e a veracidade dos mesmos os respetivos Tribunais Judiciais.

As regras do bom jornalismo exigem o confronto de fontes e o exercício do contraditório. Em momento algum, “O Mirante”, na sua manchete e notícia, nas notícias veiculadas no site fez o confronto e o exercício do contraditório. Foi feito um mau jornalismo, sem qualquer rigor e sem cumprir o seu código deontológico.

Ora, pelo equívoco das afirmações, que não foram confirmadas nem investigadas previamente à publicação da manchete e notícia supra referidas, vem solicitar a reposição da verdade junto dos vossos leitores.

Na qualidade de Advogados, repudiam e condenam os factos veiculados, os quais são assumidamente erróneos e falsos, repletos de alegações infundadas e lesivas do Bom Nome, Reputação e Honra da Sra. Ana Paula Alves bem como de toda a sua família.

Nota de Redacção. Na altura da reportagem a dona do lar encontrava-se em prisão preventiva e eram desconhecidos os seus advogados.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido