Cine-Teatro São Pedro vai finalmente para obras após três anos de impasse
As obras de reabilitação e ampliação do edifício do Cine-Teatro São Pedro, em Abrantes, vão custar 1,8 milhões de euros e já têm projecto aprovado pela Câmara de Abrantes.
As obras de reabilitação e ampliação do edifício do Cine-Teatro São Pedro, em Abrantes, vão custar 1,8 milhões de euros e já têm projecto aprovado pela Câmara de Abrantes. O prazo de execução dos trabalhos é de ano e meio.
O presidente do município, Manuel Valamatos (PS), adiantou, na reunião extraordinária de 27 de Abril, que o concurso público para adjudicação da empreitada vai ser lançado em breve. “Precisamos urgentemente desta sala de espectáculos para ser um pólo central de cultura na região”, vincou o autarca acrescentando que estão reunidas as condições para candidatar a obra a fundos comunitários.
O edifício carece de uma profunda intervenção, resultado da degradação em que se encontra. A obra inclui uma ampliação em terreno contíguo, construção de novos camarins, ampliação do palco e instalação de um monta cargas de apoio, reconstrução das escadas e remodelação da plateia com novo perfil de inclinação, cadeiras novas e lugares reservados para pessoas com mobilidade reduzida. O sistema de climatização passa a ser feito pelo pavimento e o espaço vai ficar dotado de tratamento acústico e terá uma nova cafetaria e zona de esplanada.
O Cine-Teatro São Pedro está fechado desde Janeiro de 2018 depois de a Câmara de Abrantes ter ficado sem a gestão do edifício após o final do contrato de comodato que tinha assinado, 19 anos antes, com a sociedade Iniciativas de Abrantes. O município, na altura presidido por Maria do Céu Antunes, actual ministra da Agricultura, e a Iniciativas de Abrantes, nunca se entenderam sobre o negócio, tendo sido o actual presidente da câmara a resolver o impasse.
O imóvel, da autoria do arquitecto Ruy Jervis d’Athouguia, passou a ser propriedade do município em Julho de 2020, pela quantia de 470 mil euros.