
“Hortas da Charneca” para valorizar práticas de vida e de alimentação saudáveis
A iniciativa da autarquia pretende divulgar, dinamizar e incentivar a tradição do cultivo de hortas na freguesia.
A União de Freguesias de Parreira e Chouto, concelho da Chamusca, está a desafiar os residentes naquela freguesia, de qualquer idade, a aderirem ao programa “Hortas da Charneca”, mostrando as suas hortas e os seus produtos hortícolas.
A iniciativa da autarquia pretende divulgar, dinamizar e incentivar a tradição do cultivo de hortas na freguesia, unindo famílias de varias gerações para manter e valorizar práticas de vida e alimentação saudáveis.
“Mais do que moda, ter uma horta em casa é uma forma fácil de aumentar a qualidade de vida das pessoas. Se por um lado é uma óptima maneira de aproveitar o tempo, contribuindo para a redução do stress por outro, é uma forma de poupar dinheiro, gerar saúde e tornar a dieta alimentar bem mais sustentável”, sublinha a mensagem dirigida à população.
É ainda explicado que a motivação para levar a cabo o programa “Hortas da Charneca” prende-se com a convicção de que não há gastronomia sem produção agrícola e sem ligação à terra e que os agricultores devem ver a gastronomia como factor de valorização da produção agrícola e de promoção das especificidades locais e regionais. O regulamento está disponível no site www.ufpc.pt.
