uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Texugos, Preguiças e as academias de talentos das juventudes partidárias

Perspicaz Manuel Serra d’Aire

A preguiça é um dos mamíferos mais fofinhos da natureza a par do panda e da Gisele Bundchen. As preguiças são animais que se caracterizam pelos movimentos lentos, o que contribui para que sejam mais vulneráveis aos predadores do que muitas outras espécies da criação.

Pois bem, cá no nosso Ribatejo também há um Preguiça, mas nada tem a ver com os homónimos que habitualmente vivem nas árvores e se alimentam da folhagem. O Preguiça ribatejano chama-se Tiago, é igualmente discreto mas movimenta-se com agilidade supersónica no ecossistema do poder e tem escapado com facilidade aos predadores.

Apesar de ainda só ter 34 anos já colecciona cargos de nomeação política de quase fazer inveja ao Rui Barreiro e, recentemente, chegou à poltrona de director-geral da Segurança Social, transitando directamente do gabinete do primeiro-ministro e sem concurso. Para quem é licenciado em Estudos Europeus e com uma pós-graduação em Ciência Política a vida não tem corrido mal.

Como podes ver, não fui mandrião nesta abordagem e documentei-me bem tanto sobre o animal irracional como sobre o jovem que, há uns anos, numa entrevista a O MIRANTE dizia que “os políticos têm de ter uma conduta acima de qualquer reparo”. Era então o jovem escalabitano Preguiça presidente da Comissão Nacional da Juventude Socialista e líder distrital da JS. Está tudo na Internet.

Curiosamente, essas afirmações eram em resposta a uma pergunta sobre o camarada António Gameiro, outro socialista cá da região que tem dado que falar e escrever. E a propósito de Gameiro, li uma reportagem sobre a vida e obra desse deputado, professor, consultor, advogado, escritor e presidente da Casa do Benfica de Ourém e confesso que não só fiquei sem fôlego como tive pena do homem pelos impropérios de que tem sido vítima.

Há indivíduos que enriquecem e levam uma vida à tripa-forra sem fazer nada que se veja (esse, aliás, deve ser o segredo deles). O famigerado Gameiro - que ficámos a saber que também é ou era depreciativamente conhecido por Toni Texugo - farta-se de bulir e só pára ao domingo de manhã para jogar golfe com o seu amigo João Moura, também deputado e líder distrital do PSD.
Manel, este é o momento em que deves estar a questionar que raio de embirração tenho contra esta gente. Nenhuma! O objectivo é apenas prestar tributo à escola de talentos que tem sido a Juventude Socialista, uma espécie de Academia do Sporting da nossa política. A JS não tem Figos, Ronaldos ou Quaresmas para exibir, mas tem Gameiros, Preguiças e Sócrates, entre outros. Aliás, faltam-me palavras para adjectivar com rigor os extraordinários serviços que a JS tem prestado à nação. Sim, eu sei que a JSD e a formação do Benfica também têm dado muito ao país, mas deixa-me lá puxar a brasa à minha sardinha...

Saudações proletárias do Serafim das Neves

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido