Bons sonhos e bom ambiente
A privação de sono pode ter consequências bastante negativas incluindo o aumento de doenças crónicas.
O sono é uma necessidade fisiológica que está directamente ligada ao nosso bem-estar físico, emocional e psicológico, desempenhando um papel em processos biológicos como a consolidação de memórias, o reequilíbrio hormonal e a reiniciação do sistema imunitário.
O sono é tão importante que passamos um terço da nossa vida a dormir! Ainda assim, estima-se que entre 10 a 20% dos adultos a nível mundial sofram de insónias. Quando a falta de descanso em quantidade ou qualidade se prolonga durante mais de um mês pode ser necessário recorrer ao apoio de um médico.
De facto, a privação de sono é um problema que afecta a nossa qualidade de vida e pode ter consequências bastante negativas, incluindo o aumento de doenças crónicas, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, cancro, depressão e Alzheimer, para além de reduzir a capacidade de concentração, produtividade e aumentar o risco de acidentes.
Contudo, alterações simples nas rotinas e hábitos, como evitar fazer exercício físico, fumar e consumir refeições pesadas, álcool ou cafeína antes de irmos dormir, privilegiando actividades relaxantes como tomar um banho quente ou ler um livro, podem melhorar significativamente a qualidade do sono.
Para além disso, é importante que o quarto seja mantido como um espaço de repouso e não de trabalho ou entretenimento: adormecer a olhar para a televisão, computador ou telemóvel, são hábitos que podem ser mais prejudiciais do que benéficos a longo prazo.
Por outro lado, levantar todos os dias à mesma hora ajuda a regular o nosso relógio biológico. Sabia que o bocejo - que é altamente contagioso e permanece um mistério de alguma forma associado ao sono - já acontece nos bebés no ventre da mãe, como, aliás, os soluços?.