uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Implantes dentários: da função à estética
Dr. Diogo Baptista (foto DR)

Implantes dentários: da função à estética

Os implantes dentários reduzem a necessidade de intervenções futuras para restaurações de dentes adjacentes.

Como atração central da face o sorriso tem um enorme impacto sobre o equilíbrio e harmonia do rosto. A reabilitação com implantes é, sem dúvida, o procedimento mais complexo em cirurgia estética do sorriso.


A perda de dentes altera a qualidade de vida das pessoas: compromete a estética dentária e diminui a capacidade de mastigação. Uma prótese móvel ou dentadura é uma solução pouco eficiente.


O implante dentário impede o processo de atrofia óssea das regiões desdentadas, mantém a estrutura óssea e restitui a confiança do paciente na sua capacidade de mastigação. Neste processo o dente é fixado ao implante e os dentes vizinhos permanecem intactos. Este tratamento é rápido, eficaz e tem excelentes resultados ao nível funcional e estético. Sem risco de cáries nem infiltrações o implante dentário é a melhor solução para quem procura um sorriso em pleno.

10 Razões para colocar Implantes:

A reabilitação com implantes deixou de ser considerado um tratamento de luxo. O seu valor desceu significativamente e é hoje uma solução mais económica do que no passado e é também comparticipado por muitas seguradoras; É um tratamento extremamente rápido: em poucas horas pode passar de uma solução removível para uma solução fixa; Os implantes dentários funcionam como uma raiz de um dente natural, quase sem qualquer diferença; São fabricados com material biocompatível (que não é rejeitado): titânio. A sua durabilidade, com os devidos cuidados de higiene e manutenção, é para uma vida inteira; Mantêm o seu osso de forma natural, pois tal como com a nossa dentição o implante estimula o osso, preservando-o; Fornecem estabilidade e conforto, pois são uma solução fixa, ao contrário das próteses removíveis;

A colocação de implantes dentários é um procedimento rápido, indolor e minimamente invasivo, não afectando os dentes adjacentes (ao contrário das pontes convencionais, que danificavam os seus dentes, pois estes têm que ser desgastados, ou das próteses, que vão deteriorando os dentes onde assentam os ganchos);

Os implantes dentários reduzem a necessidade de intervenções futuras para restaurações de dentes adjacentes; Passa a conseguir fazer uma alimentação sem restrições a qualquer tipo de alimentos; Passa a ter muito mais confiança em si pois uma imagem de dentes saudáveis é uma imagem de confiança.

DENTES FIXOS NA HORA
Atualmente é possível, em casos selecionados, entrar no consultório sem dentes e sair no final do dia com todos os dentes fixos sobre os implantes dentários. Essa tecnologia, conhecida como Carga Imediata, proporciona uma grande satisfação aos pacientes devido aos rápidos resultados. Esta técnica consiste na colocação de coroas provisórias em acrílico fixas imediatamente após a colocação dos implantes. Trata-se de um método passível de ser utilizado tanto em casos de desdentações totais ou parciais, como na ausência de apenas um dente, mesmo após extrações de dentes sem viabilidade.

* Médico Dentista - Director Clínico DENTICARE – Santarém; Especialista em Reabilitação Oral pela FMD – Universidade de Lisboa.

Implantes dentários: da função à estética

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido