uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
VFX traça plano para contrariar aumento do envelhecimento
Continuação das assembleias municipais jovens são uma das iniciativas que o Plano Municipal da Juventude de VFX quer manter

VFX traça plano para contrariar aumento do envelhecimento

Na última década a população idosa tem aumentado embora o concelho ribatejano fique abaixo da média do país.

Entre 2010 e 2019 o índice de envelhecimento no concelho de Vila Franca de Xira aumentou de 78 para 115 pessoas com mais de 65 anos por cada 100 jovens com menos de 15 anos, revelam dados compilados pelo município no seu novo Plano Municipal da Juventude.
Apesar do aumento da população mais velha, o valor continua abaixo da média do país, que se situa nos 161 idosos por cada 100 jovens. O concelho de Vila Franca de Xira, face à Área Metropolitana de Lisboa e à Grande Lisboa, apresenta também uma população com maior grau de juventude.

Para ajudar a contrariar a tendência, fixar novos jovens e impedir a saída destes para outros concelhos, o município avançou com um Plano Municipal da Juventude. Feito através de 239 inquéritos aos jovens do concelho, estes apontaram como principais desafios de futuro as questões ligadas ao emprego, ao lazer e à habitação acessível.

Este plano rege áreas como equipamentos, gabinete de inserção profissional, equipamentos desportivos, rede para a empregabilidade, fábrica do empreendedor, programa de estágios curriculares e apresenta diversas iniciativas de inclusão social para os jovens, como a assembleia municipal jovem, o orçamento participativo exclusivo para os jovens e o contrato local de segurança.

Agrupamento Alves Redol com piores resultados

Ainda segundo dados constantes na documentação, em 2019 a taxa de sucesso escolar no concelho de VFX foi de 97,5% no primeiro ciclo, de 96,3% no segundo ciclo e de 94,3% no terceiro ciclo. O ensino secundário continua a ser aquele com piores resultados com uma taxa de sucesso de 92,5%. O Agrupamento de Escolas Pedro Jacques Magalhães de Alverca é aquele onde os alunos tiveram maior sucesso escolar em 2019, com um resultado de 95,9%. O Agrupamento de Escolas de Vialonga ocupa a segunda posição com 94,9% e o Agrupamento de Escolas Dom António de Ataíde, da Castanheira do Ribatejo, a terceira posição, com uma taxa de sucesso escolar de 93,9%. A pior escola é o Agrupamento Alves Redol, de Vila Franca de Xira, com uma taxa de sucesso escolar de 87,8%.

VFX traça plano para contrariar aumento do envelhecimento

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido