uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

O regresso do leão e mais um filme de dinossauros

Imparável Manuel Serra d’Aire

Como deves calcular ainda estou na ressaca do título de campeão nacional pelo Sporting. Um feito destes deve ser celebrado e regado a preceito. É daqueles momentos inolvidáveis que nos fazem agradecer por termos vindo a este vale de lágrimas. Foi o regresso em grande do leão, mas nestes últimos tempos temos assistido a outros regressos, não de velhos leões mas de vetustos dinossauros da política ribatejana, que fartos de estar de pantufas calçadas decidiram fazer mais uma perninha em nome das suas ambições.

O regresso mais aplaudido é o de António Rodrigues e do seu bigode farfalhudo. O ex-autarca socialista de Torres Novas veste agora a pele de independente, candidata-se contra o seu ex-número dois Pedro Ferreira e a animação está garantida por aquelas bandas. Compra pipocas e senta-te a assistir, porque vamos ter forrobodó.

É incrível o que a patine do tempo faz pelas pessoas. O Rodrigues das rotundas, das palmeiras e das obras faraónicas do início deste século, homem da bola truculento e visceral, converteu-se entretanto numa espécie de intelectual dado a pensamentos profundos, escritor publicado, diplomata dos afectos e uma espécie de guru das redes sociais que encanta a sua pequena legião de saudosos apaniguados. O homem mudou tanto que até diz que se candidata com humildade, o que vindo dele é realmente extraordinário. Até pensei que fosse gralha do título da entrevista que deu manchete num jornal local, porque alguns dias antes tinha caído chuva grossa. Mas não, não era humidade que Rodrigues queria dizer mas sim, efectivamente, humildade. Até me vieram as lágrimas aos olhos...

Em Santarém, o PS desenterrou um antigo vice-presidente da câmara do início deste século, recauchutou-o e apresenta-o agora como um produto novo. E realmente parece, pois, nos lustrosos cartazes de campanha eleitoral, Manuel Afonso parece vinte anos mais jovem. Suspeito que os ares da Assembleia da República têm propriedades semelhantes às do elixir da eterna juventude.

O abnegado Afonso lá teve que se chegar à frente, porque os socialistas mais jovens e calculistas não estão para estragar o currículo com uma eventual derrota nas urnas frente ao papa-eleições Ricardo Gonçalves (PSD); além de que estão quase todos bem encaixados no aparelho do Estado. E deixar o certo pelo incerto é para românticos e idealistas, não para quem governa com pragmatismo a sua vidinha.

Parece que a delegação de Santarém da ASAE vai mudar-se para Almeirim, onde a câmara lhe arranjou instalações à borla. Depois do Comando Distrital de Operações e Socorro, da base nacional da Força Especial de Bombeiros e da Unidade de Reserva Logística Nacional, tudo na área da protecção civil, e de um centro escutista regional, agora é a vez da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica. Para quem tem fétiche por fardas, sejam masculinas ou femininas, a cidade da sopa da pedra está a transformar-se num autêntico paraíso...

Saudações leoninas do Manuel Serra d’Aire

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido