
AIP e Politécnico de Setúbal reforçam rede de apoio às empresas
Para o presidente da AIP, José Eduardo Carvalho, é imperiosa a cooperação entre as empresas e as universidades.
“Consideramos que deveriam ser premiados ou favorecidos, género via verde, os projectos de co-promoção de empresas e universidades no acesso aos fundos estruturais e ao financiamento, relativamente aos apresentados isoladamente por empresas”, afirmou o presidente da Associação Industrial Portuguesa.
A AIP e o Instituto Politécnico de Setúbal assinaram, dia 13 de Maio, um protocolo de colaboração que prevê a realização de actividades de formação de vários níveis; desenvolvimento de projectos de apoio às empresas; participação em concursos da União Europeia e das Multilaterais; candidaturas aos PRR, PT 2020, PT 2030, H2020, e o desenvolvimento de projectos de capacitação empresarial.
Para o presidente da AIP, José Eduardo Carvalho, é imperiosa a cooperação entre as empresas e as universidades e, na altura da assinatura do protocolo, referiu-se a essa cooperação como uma vertente estratégica da actividade da associação que lidera.
“Essa importância traduz-se em duas áreas. No desenvolvimento da investigação aplicada nas necessidades de inovação e desenvolvimento das empresas – temos uma situação em que quase 80% do esforço está na inovação incremental e só 20% na aplicada - e na capacitação empresarial, quer de empresários quer de técnicos.”
Por seu turno, Pedro Dominguinhos, presidente do IPS referiu-se à importância do protocolo afirmando que “a AIP pode desempenhar um papel fundamental de agregador, mas também de estimulador do que podem ser projectos mais arrojados e em consórcio. Gostaríamos de trabalhar em conjunto para antecipar e prespectivar as necessidades das empresas de forma a estruturar a nossa oferta e responder a esse desafio”.
