uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Benavente recomenda à Águas  do Ribatejo criação de novo tarifário

Assembleia municipal sugere a criação de um tarifário exclusivo para a água utilizada para rega que isente os clientes das taxas aplicadas no consumo doméstico.

A Assembleia Municipal de Benavente aprovou uma recomendação dirigida à empresa intermunicipal Águas do Ribatejo para que promova a revisão do Regulamento de Serviço de Abastecimento Público de Água, actualmente em vigor, no sentido de criar um novo tarifário exclusivo para a água de rega. A proposta, apresentada pela bancada socialista, foi aprovada com os votos favoráveis do PS e PSD e abstenção da bancada da CDU.

A recomendação sugere que, com este novo tarifário, designado de “contador de rega”, a empresa intermunicipal cobre “exclusivamente as contas de água e respectiva Taxa de Recursos Hídricos (TRH) e se abstenha de cobrar as taxas da conta de terceiros (taxa de resíduos sólidos urbanos fixa e variável).
Entendem ainda os eleitos que o “maior consumo de água por via do seu uso na rega leva ao acréscimo do custo global da factura da água, devido ao aumento dos três escalões” (consumo, saneamento e taxa de resíduos sólidos urbanos), prejudicando assim os clientes da AR e levando-os a procurar alternativas como a captação própria.

“Essas captações, quando mal executadas e não legalizadas, potenciam a contaminação das águas subterrâneas e da rede de abastecimento público de água tratada”, alertam os eleitos no documento, sublinhando que a tarifa única de rega é uma prática comum seguida por entidades gestoras que possuem clientes com o perfil de consumo que se encontra no concelho de Benavente.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido