uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Raízes é um vinho feito para as criações do Chef Victor Felisberto
O enólogo Nuno Falcão Rodrigues, do Casal da Coelheira, respondeu ao desafio do chef Victor Rodrigues e criou um vinho para acompanhar as suas criações gastronómicas (foto DR)

Raízes é um vinho feito para as criações do Chef Victor Felisberto

O enólogo Nuno Falcão Rodrigues, do Casal da Coelheira, respondeu ao desafio do Chef Victor Felisberto e criou um vinho para acompanhar as criações gastronómicas que ele apresenta no seu restaurante.

O enólogo Nuno Falcão Rodrigues, do Casal da Coelheira, respondeu ao desafio do Chef Victor Felisberto e criou um vinho para acompanhar as criações gastronómicas que ele apresenta no seu restaurante, Casa Chef Victor Felisberto, no Tramagal.
Trata-se de um vinho tinto com uma única casta, Alicante Boushet, que estagiou em barricas de carvalho francês e americano e ao qual foi dado o nome Raízes. A sua criação beneficiou da amizade e cumplicidade dos dois envolvidos e do empenho pela qualidade e pela autenticidade dos vinhos do Casal da Coelheira.

Perdizes à moda de Alferrarede, naco de vitela, cachaço, pernil e cabrito assado no forno, arroz de cabidela e coelho à caçador são algumas das sugestões que o Chef Victor Felisberto apresenta no seu restaurante, que passam a ter o seu vinho próprio.
O enólogo Nuno Falcão Rodrigues explica que tentou criar um vinho que combinasse com a gastronomia que o chefe desenvolve e que pudesse “saber e cheirar à nossa terra” e fala no resultado obtido com entusiasmo.

“Raízes é um vinho feito à medida para acompanhar esta comida de conforto, que é confeccionada em forno a lenha, a baixas temperaturas. É elegante, fresco, com a personalidade da terra e do clima de Tramagal”.

O vinho Raízes vai estar disponível no restaurante em Alferrarede, mas não será exclusivo, podendo ser adquirido na adega e no mercado de vinhos. E poderá estar para breve o Raízes branco.

A temperatura ideal para o seu consumo deve apontar aos 17 graus e a sugestão é consumir já ou guardar até ao final de 2028. Naquilo que são as análises químicas, apresenta uma acidez de 5,6 g/l, um teor de álcool de 14,8% e um pH de 3,53.

O Chef Victor Felisberto estudou em França, na famosa escola de culinária Le Cordon Bleu, no curso de maître cuisinier patisserie ouvrier. Passou pelo restaurante Aquarius Caldea, em Andorra, e conseguiu a primeira estrela Michelin e vários outros prémios. Trabalhou como chef executivo em Barcelona e também no Portal em Londres, onde conseguiu a segunda estrela Michelin.

Em 2018 abriu o Restaurante Casa Chef Victor Felisberto. O seu restaurante já recebeu diversas distinções e prémios. Recentemente conquistou um Bib Gourmand, como melhor relação qualidade-preço, com “conforto simples”, na cerimónia de atribuição das estrelas Michelin para Portugal e Espanha.

Os vinhos do Casal da Coelheira têm recebido várias distinções em concursos nacionais e internacionais nomeadamente em Londres – Winternational Wine Challenge, em Paris – Vinalies Internationales e em Bruxelas – Concours Mondial de Bruxelles. Em 2010 o Casal da Coelheira conquistou o mais elevado galardão para o vinho rosé, por muitos classificado como “o melhor do mundo”.

Raízes é um vinho feito para as criações do Chef Victor Felisberto

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido