uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Sanitários públicos inseguros em Alpriate já não reabrem
Alberto Mesquita visitou as casas de banho que estão a ruir e prometeu soluções à população

Sanitários públicos inseguros em Alpriate já não reabrem

Casas-de-banho estão em risco de ruir para a ribeira de Alpriate. Presidente do município diz que a solução pode passar pela sua demolição e substituição por equipamentos provisórios.

As casas-de-banho públicas do lugar de Alpriate, Vialonga, que desde 2019 estão em risco de ruir para dentro da ribeira que atravessa a localidade e tiveram de ser encerradas pela junta de freguesia por motivos de segurança já não vão reabrir.

A novidade foi deixada pelo presidente do município, Alberto Mesquita, durante uma visita ao local à margem da apresentação dos renovados Caminhos da Fé que atravessam a freguesia. O autarca admite que a situação estrutural das casas-de-banho públicas, que eram também muito frequentadas por peregrinos, não parecem permitir uma requalificação num futuro próximo e que o melhor cenário pode passar pela sua demolição e a instalação de estruturas provisórias, como contentores sanitários.

“Estamos a tentar criar melhores condições para os peregrinos que atravessam o nosso concelho e há muito a fazer. Quando passam por cá têm hoje melhores condições do que no passado mas vamos analisar e trabalhar no sentido de tentar criar boas condições”, afirma Alberto Mesquita a O MIRANTE.

O autarca espera conseguir encontrar uma solução para as casas-de-banho públicas, que também eram bastante usadas pela população, até ao final do mandato. As casas de banho públicas de Alpriate foram encerradas pela junta de freguesia como medida de precaução visando evitar acidentes graves em caso de derrocada. O edifício está parcialmente assente na muralha de contenção de terras junto da ribeira de Alpriate, que ruiu e deixou as casas de banho em situação precária.

O presidente da Junta de Vialonga, José António Gomes (CDU), já havia alertado para a necessidade de ser encontrada uma solução para aquele equipamento, por também ser bastante usado pelos peregrinos de Fátima e de Santiago.

Sanitários públicos inseguros em Alpriate já não reabrem

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido