Tomar tem um novo centro de formação desportiva de canoagem
Projecto visa promover a modalidade de canoagem, e o desporto de natureza e garantir um melhor aproveitamento e preservação do rio Nabão, que há vários anos é notícia pelos constantes episódios de poluição.
O concelho de Tomar tem um novo Centro de Formação Desportiva para a modalidade de canoagem. O projecto resulta de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, o Grupo Desportivo da Nabância e o município de Tomar. A inauguração do centro decorreu na tarde de 17 de Maio, no hangar das canoas, situado no Jardim do Mouchão, um local que permite o contacto privilegiado com o Nabão, o rio que atravessa a cidade.
A implementação do projecto teve como pontos de partida a promoção do desporto de natureza e garantir um melhor aproveitamento e preservação do rio que, recorde-se, há vários anos é notícia pelos constantes episódios de poluição.
Celeste Sousa, directora do Agrupamento Nuno Santa Maria, salientou a importância do desporto escolar no desenvolvimento dos alunos, mas também na mais-valia que representa para os pais, professores e comunidade em geral. “O desporto é muito importante porque envolve muitas componentes que são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos, nomeadamente a nível social. O nosso agrupamento tem mais de uma dezena de grupos de desporto escolar, de várias modalidades, e atribui cerca de 150 horas por ano para a prática destas actividades”, explicou a O MIRANTE.
A docente afirmou que o projecto estava na gaveta há alguns anos e que, devido ao contexto actual, surge na altura certa. “Impunha-se apostar na canoagem tendo em conta a enorme riqueza que é o rio Nabão. A pandemia dificultou o processo, mas acreditamos que a actividade também vai funcionar como terapia para quem tem estado mais isolado. Uma das nossas grandes preocupações, enquanto agrupamento escolar, é o bem-estar da comunidade tomarense”, vincou Celeste Sousa. O centro vai ficar à responsabilidade de quatro pessoas e estão asseguradas todas as medidas de segurança para uma boa prática desportiva.
Hugo Cristóvão, vice-presidente da Câmara de Tomar, também marcou presença na inauguração para enaltecer o carácter lúdico e abrangente da modalidade de canoagem. O autarca sublinhou que o facto de mais pessoas poderem utilizar o rio vai obrigar a uma maior consciência cívica e ambiental que, espera, ajude na despoluição e preservação do ambiente à volta do rio Nabão.
Em declarações a O MIRANTE, o autarca afirmou que o município vai continuar a apostar no associativismo como forma de contribuir para a qualidade de vida dos tomarenses. “Todos os anos apoiamos em mais de meio milhão de euros as cerca de duas centenas de associações que realizam actividades no concelho. Apoiar as instituições é um dever do executivo, mas é sobretudo uma medida inteligente porque apoiamos a criação e a continuidade de postos de trabalho, e garantimos que o dinheiro fica no território”, frisou.