uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Graças à internet podem fazer-se visitas virtuais  e ganha-se muito tempo” 
Luciano Marques gerente da Scalimóvel (foto DR)

“Graças à internet podem fazer-se visitas virtuais  e ganha-se muito tempo” 

Luciano Marques é gerente da Scalimóvel e trabalha no sector há 31 anos

Para Luciano Marques, gerente da Scalimóvel, a actividade imobiliária, não foi das mais afectadas pela actual situação apesar das empresas imobiliárias também terem sido impedidas de trabalhar normalmente durante os períodos de confinamento. O número de transacções continuou a aumentar, embora se tenha acentuado a desvalorização dos imóveis comerciais e de serviços, devido ao teletrabalho e às vendas online, que não necessitam de expor fisicamente os produtos, essa quebra já se vinha a notar.

“O crescimento nas transacções habitacionais tem a ver com a pouca oferta de imóveis e a descida acentuada nos juros. E, assim, fica muito mais barato comprar casa que arrendar.”, explica.

Também na região a maior procura é de habitação, tanto apartamentos como moradias. E em relação às moradias tal pode ficar a dever-se à pandemia, uma vez que as famílias ficaram fechadas em casa e despertaram para a necessidade de terem um quintal para ir à rua. Com uma experiência profissional no sector imobiliário de 31 anos, Luciano Marques garante profissionalismo e dedicação no acompanhamento de todo o processo desde o contrato promessa até a concretização final do negócio, salvaguardando os interesses de ambos os intervenientes e segurança no negócio.

Sobre a facilidade de acesso à actividade de mediador imobiliário e à proliferação de sites, diz que podem ser mais valias. “Com o passar dos anos e com as novas tecnologias o processo ficou muito mais prático e a internet veio dar outra dinâmica ao sector. É uma ferramenta muito boa e imprescindível, pois os interessados fazem uma visita virtual e ficam com uma ideia se é ou não o imóvel que pretendem. Com isto ganha-se muito tempo”, salienta.

Ao longo da sua actividade, Luciano Marques já viveu algumas situações caricatas. Uma delas, recorda, foi bastante negativa: “Foi uma venda com financiamento bancário, a escritura marcada, com toda a documentação dos intervenientes, e no dia da escritura o banco informou que não havia condições para o financiamento. Criou uma enorme instabilidade a todos os envolvidos no negócio.”.

“Graças à internet podem fazer-se visitas virtuais  e ganha-se muito tempo” 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido