uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Uma fase favorável  para o mercado da habitação na zona de Santarém
Miguel Martinho é consultor imobiliário Remax Vantagem na zona de Santarém (foto DR)

Uma fase favorável  para o mercado da habitação na zona de Santarém

Miguel Martinho é consultor imobiliário Remax Vantagem

Miguel Martinho, consultor imobiliário Remax Vantagem, considera que a actual situação económica do país favorece a região de Santarém ao ter acentuado a compra de habitações próprias e casas de segunda habitação com vista a um refúgio de fim-de-semana. Refere que, nos últimos 14 meses, houve um aumento, em média, de 13% do preço por metros quadrados e sublinha que foram vendidos imóveis que, numa situação normal, não o seriam ou muito dificilmente.

Acrescenta que a situação da banca também é favorável ao que tem estado a acontecer. “Estamos numa fase favorável para quem pretende vender pois, ao contrário da anterior crise financeira, a Banca não dispunha de capitais para empréstimos. Actualmente detém capitais e liquidez suficiente para os conceder”.

Prestando serviços de consultadoria, mediação e promoção de imobiliária, Miguel Martinho, constata que o mercado da habitação é o mais activo.
“Estando inserido na rede imobiliária Remax, tenho a percepção que o nosso principal cliente é o mercado de imóveis usados, estando os apartamentos T2 e T3 no top dos mais procurados da cidade. Logo de seguida é notória a procura de Moradias T3 ou superiores, embora não existam muitas na cidade de Santarém. Nas freguesias rurais as moradias unifamiliares T2 e T3 que disponham de terreno continuam a ter um papel preponderante bem como as ruínas/moradias a precisar de requalificação pois essas permitem financiamento”, explica.

A simplificação no acesso à actividade de mediador imobiliário não o preocupa. Houve uma crescente entrada de imóveis no mercado imobiliário. Contudo, só isso não chega. A versatilidade aliada às novas tecnologias, rigor, seriedade e compromisso continuam a ser um mote para o sucesso do consultor imobiliário. Este é um negócio de pessoas para pessoas onde é o tempo e o mercado que se encarregam de manter ou expelir”.

Miguel Martinho proporciona aos clientes e proprietários o conhecimento de todos os passos necessários à venda dos seus imóveis, que vão desde a angariação, à documentação pronta e a escritura. E possibilita-lhes a promoção no portal imobiliário Remax e em todos os outros para onde o portal exporta desde o Idealista, ao BPI Expresso Imobiliário, à Casa Sapo entre outros, dando-lhes conhecimento dos relatórios de visibilidade.

Questionado sobre uma situação fora do normal que tenha enfrentado, conta que a mesma ocorreu com uma venda em plena crise financeira. “O imóvel foi promovido por um determinado valor e foi vendido por um valor acima, na ordem dos 5%. Existiam dois interessados (e bem interessados) e um único imóvel! Obviamente que o proprietário ficou 100% satisfeito. Tivesse ele outro imóvel igual!”, conclui.

Uma fase favorável  para o mercado da habitação na zona de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido