uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Almeirim com novo centro de recolha de animais abandonados
Centro de recolha de animais de Almeirim foi inaugurado pelo secretário de Estado da Administração Local, Jorge Botelho, e pelo presidente da câmara, Pedro Ribeiro

Almeirim com novo centro de recolha de animais abandonados

Almeirim inaugurou um centro com capacidade para acolher até 200 animais abandonados. A novidade é que o centro vai ter uma política de incentivo à adopção de animais.

Almeirim já começou a receber os primeiros animais no CROAC - Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia -, situado na zona industrial, perto do Campus da Protecção Civil. O equipamento vem colmatar uma lacuna no concelho. A câmara tem um protocolo com uma associação da freguesia de Benfica do Ribatejo para acolher animais, mediante apoio para despesas de alimentação e veterinário, que vai manter-se para que não se esgote a capacidade do novo equipamento municipal. Este centro tem uma filosofia de acolher os cães e gatos pelo tempo mínimo possível, pelo que todos os meses vão decorrer campanhas de adopção.

O centro tem capacidade para 200 animais, quase metade da que estava prevista para o canil intermunicipal da Lezíria, que é de 500, para servir 11 concelhos. O projecto conjunto dos municípios está para já suspenso. O presidente da Câmara de Almeirim e da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, Pedro Ribeiro, explica que o canil intermunicipal, como está definido, não resolve o problema imediato da recolha de animais e que daria uma média de 50 vagas para cada município. Mas ressalva que não está fora de questão.

O CROAC representou um custo de 200 mil euros, tendo o município investido 150 mil euros do orçamento, sendo que o restante foi financiado pela administração central. Para Pedro Ribeiro, o equipamento tem um significado importante para Almeirim porque o concelho passa a ter uma resposta na área da protecção animal. O autarca realça que não tem interesse que os animais se perpetuem no espaço e além das campanhas mensais de adopção, já a partir de Junho, nos primeiros sábados de cada mês, durante a manhã, o município vai também desenvolver campanhas de esterilização.

Almeirim com novo centro de recolha de animais abandonados

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido