uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Alunos de Benavente criam app amiga do ambiente  
Alunos da Escola Duarte Lopes, em Benavente, criaram aplicação de telemóvel ligada às preocupações ambientais

Alunos de Benavente criam app amiga do ambiente  

As preocupações ambientais dos alunos da Escola Duarte Lopes saíram da sala de aula para consciencializar Benavente através de uma aplicação que diz onde fica o ecoponto mais próximo. O objectivo é que a app possa vir a ser instalada por todos, especialmente pela população da vila.

Imagine que está a passar pela vila de Benavente e tem no carro várias garrafas de plástico vazias das quais gostava de se livrar, mas não está a encontrar um ecoponto. Parar o carro e despejá-las num contentor seria, aparentemente, a opção mais fácil, mas em breve vai existir uma ferramenta que o vai ajudar a tomar a atitude certa: uma aplicação (app) para telemóveis que indica qual o ecoponto mais próximo na vila de Benavente, que está a ser desenvolvida por duas turmas de 7º e 8º ano da Escola Básica 2,3 Duarte Lopes, do Agrupamento de Escolas de Benavente.

A aplicação, inserida no projecto escolar ambiental “Vamos Cuidar do Planeta”, está a ser desenvolvida nas aulas de Educação Tecnológica, do professor José Ramalho, e deverá estar concluída no final do presente ano lectivo. “Com a ajuda de um mapa da vila, os alunos já recolheram as coordenadas dos ecopontos existentes e o próximo passo é fazer a sua descrição, ou seja, se é um ecoponto verde, azul, amarelo, para o óleo ou as pilhas”, explica a professora e coordenadora do projecto, Carolina Pereira.

O caminho para uma vila mais limpa e amiga do ambiente ainda é longo. Maria Madalena Guilherme, aluna do 8º E, assiste ao mesmo cenário quase todos os dias a caminho da escola: “máscaras e lixo no chão, caixotes do lixo a abarrotar e monos espalhados”. Na rua onde mora não é difícil perceber que os caixotes para o lixo indiferenciado “estão sempre cheios e os ecopontos não”, o que demonstra bem que “grande parte ainda não faz reciclagem”.

“A atitude continua a ser meter tudo em sacos pretos e despejar no contentor verde, por isso é que ainda são precisos projectos como este que ajudem a mudar mentalidades”, diz a O MIRANTE Madalena Prates, aluna do 7º E, residente na Barrosa, a freguesia mais rural do concelho, onde “muito poucos utilizam os ecopontos”.

Escola quer influenciar políticas públicas

Sendo um dos objectivos do projecto influenciar as políticas públicas, promovendo o envolvimento dos jovens nas decisões políticas já foi dado a conhecer pelos alunos numa Assembleia Municipal de Benavente e em duas conferências, uma escolar e outra regional, promovidas pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), entidade mentora do projecto.

“Era muito importante o município ter conhecimento deste projecto e ao mesmo tempo fazer com que a comunidade percebesse que a escola não é um espaço fechado e que contribui para a melhoria do que é de todos”, sublinha a professora Cristina Branco, que também é eleita na assembleia municipal.

Os alunos, com a ajuda dos professores, já redigiram uma “carta compromisso” dirigida à Ecolezíria, para que a empresa intermunicipal que efectua a recolha, tratamento e valorização de resíduos urbanos em Benavente possa melhorar o seu serviço.

Uma nova disciplina chamada Oficina do Ambiente

Os alunos que vão ingressar no terceiro ciclo no próximo ano lectivo vão ter uma nova disciplina. Vai chamar-se Oficina do Ambiente e tem como objectivo “o desenvolvimento de novos projectos que toquem a comunidade e ao mesmo tempo ensinem competências aos alunos e ajudem a resolver problemas ambientais”, explica o director do Agrupamento de Escolas de Benavente, Mário Santos, vincando que “cada vez mais as preocupações com o ambiente têm de se reflectir no ensino”.

Alunos de Benavente criam app amiga do ambiente  

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido