uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Centro de Bem Estar Social de Santo Estêvão com boa saúde financeira
Daniel Nunes Ferreira, presidente da direcção do Centro de Bem Estar Social de Santo Estêvão

Centro de Bem Estar Social de Santo Estêvão com boa saúde financeira

Instituição vive com as contas equilibradas graças à redução de despesas provocada pelo confinamento e, sobretudo, pelo aumento dos apoios sociais e das quotas dos sócios.

O Centro de Bem Estar Social de Santo Estêvão (CBESSE) fechou o ano de 2020 com as contas positivas. O relatório foi aprovado por unanimidade na última assembleia geral da instituição, que tem valências de centro de dia, creche e jardim de infância.


O presidente da direcção, Daniel Nunes Ferreira, explica a O MIRANTE que este resultado deveu-se à redução de despesas causada pelo confinamento e também ao aumento dos apoios sociais da Segurança Social e da Câmara Municipal de Benavente. Esta Instituição Particular de Solidaridade Social (IPSS), sediada em Santo Estêvão, tem cerca de 300 sócios, cujas quotas são pagas conforme as possibilidades financeiras. No entanto, e como forma de ajudar a instituição durante a pandemia, muitos destes sócios fizeram questão de pagar mais, o que levou a uma duplicação, em 2020, da receita em quotas.


Daniel Nunes Ferreira agradece a ajuda mas lamenta que grande parte dos sócios não compareça às assembleias gerais, que, na sua perspectiva, são importantes para discutir e manter o trabalho do CBESSE, onde trabalham 25 funcionárias e cujo centro de dia já foi considerado um dos melhores do distrito de Santarém. Para o dirigente, à frente da associação há 24 anos, o sucesso está no facto de todas as funcionárias gostarem do que fazem. “O utente aqui é a parte principal, é a razão de ser desta casa”, acrescenta.


A instituição foi fundada há 25 anos e começou apenas com o centro de dia, que actualmente é frequentado por cerca de 30 utentes. Mais tarde, no início deste século, avançou-se para a construção da creche e jardim infantil, comparticipada pela Câmara de Benavente.


O CBESSE tem centenas de utentes, oriundos do concelho de Benavente e também dos concelhos vizinhos. Todos os anos é feito um almoço de Natal, que conta sempre com a presença de uma figura de Estado, desde deputados, secretários de Estado e até Cavaco Silva, na altura em que era Presidente da República, já lá foi, tal como a esposa do anterior Presidente Jorge Sampaio, Maria José Ritta, na altura em que era primeira-dama.


Durante esta visita, recorda o dirigente do CBESSE, Maria José Ritta “gostou tanto do almoço que nos perguntou como é que fazíamos”. Sem revelar o segredo, Daniel Nunes Ferreira e as cozinheiras da instituição ofereceram-se para confeccionar uma feijoada no Palácio de Belém que, segundo o dirigente contou a O MIRANTE, foi apreciada pelo então Presidente da República e ainda mais vinte pessoas.

Centro de Bem Estar Social de Santo Estêvão com boa saúde financeira

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido