uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Deputados denunciam más condições  de postos da GNR
Deputados do PS visitam postos da GNR da região. As instalações de Coruche são umas das que necessitam de obras (foto DR)

Deputados denunciam más condições  de postos da GNR

Parlamentares do PS eleitos por Santarém reconhecem que os postos de Alpiarça e Coruche não têm as condições mínimas exigíveis e querem saber o que o Governo prevê fazer. As obras são faladas e esperadas há muitos anos.

Os deputados do PS eleitos pelo distrito de Santarém anunciaram que vão questionar o ministro da Administração Interna sobre o reforço do contingente da Guarda Nacional Republicana (GNR) em Salvaterra de Magos, Alpiarça e Coruche, bem como sobre as obras de reabilitação necessárias nos quartéis dos dois últimos concelhos.


Em nota de imprensa, após visita feita às instalações da GNR nesses três municípios ribatejanos, os deputados Hugo Costa, Mara Lagriminha e Manuel Afonso confessam-se “preocupados com as condições de trabalho, salubridade, bem-estar e segurança dos militares”, devido à degradação das instalações em Alpiarça e Coruche.


No caso de Alpiarça, em que a urgência de um novo quartel é reclamada há muitos anos, os deputados dizem que vão questionar o Governo sobre o ponto de situação da reabilitação do quartel, lembrando que esta intervenção está identificada como prioridade na Lei de Programação de infraestruturas e equipamentos das forças e serviços de segurança do Ministério da Administração Interna desde 2017.


No entanto, em Março de 2018, a ideia do Governo passava por construir de raiz um novo quartel da GNR em Alpiarça, num terreno cedido pelo município junto à Escola José Relvas. Só não se dizia quando, pois a secretária de Estado adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, que visitou as instalações no dia 13 de Março de 2018, não se quis comprometer com uma data. Descartada estava a recuperação do actual edifício, que o município pretendia reabilitar para a instalação de salas para as colectividades ou então para um ninho de empresas.


As actuais instalações da GNR em Alpiarça, além de degradadas, não dão resposta às necessidades dos guardas, nomeadamente às militares do sexo feminino, já que não existem condições de habitabilidade nas camaratas, sublinham os deputados do PS.


A requalificação do quartel da GNR de Coruche também está identificada como prioridade no Plano de Investimentos 2017-2021 e os deputados vão questionar o Governo sobre o lançamento do concurso e previsão de início de obra. “O edifício é obsoleto, não tem condições de salubridade e habitabilidade, nomeadamente nas camaratas, e os relatórios de vistoria apontam para problemas de infiltração de água e ocorrência de curto-circuitos, bem como a existência de falhas estruturais que colocam em risco os profissionais e os cidadãos que ali se dirigem”, alegam.


Melhor sorte teve a GNR de Salvaterra de Magos, que conta com novas instalações desde o final de 2020. com condições de trabalho e de atendimento dignas, tendo sido ainda criado um espaço de apoio à vítima.

Deputados denunciam más condições  de postos da GNR

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido