IPT em projecto internacional com Agrupamento de Escolas de Nuno Santa Maria
Cooperação tem como objectivo garantir que o ensino não presencial seja justo e com igualdade de oportunidades para todos os envolvidos.
O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) integra o projecto Erasmus+Online Teaching 2.0 – We also learn at Home, aprovado recentemente pela Comissão Europeia. A parceria internacional integra um consórcio de sete instituições europeias, das quais duas são portuguesas: o Agrupamento de Escolas de Nuno Santa Maria, de Tomar, instituição coordenadora, e o IPT. Esta cooperação tem como objectivo garantir que o ensino não presencial seja justo e com igualdade de oportunidades para todos os envolvidos.
“Apesar das escolas possuírem muita da tecnologia necessária a maioria dos professores não tinha formação para utilizar num regime a distância nem os recursos tecnológicos adequados”, refere o IPT. Este projecto pretende desenvolver em professores e alunos competências em ensino à distância; implementar medidas para garantir que os alunos tenham acesso a programas de ensino à distância; avaliar o nível de segurança ao descarregar dados ou recursos educativos dos espaços online e da sua transferência para outras organizações ou indivíduos; assegurar que a utilização das aplicações e plataformas não compromete a confidencialidade dos dados dos alunos, entre outros.