Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão celebrou nono aniversário
Na sessão solene foi entregue o Prémio do CIJVS/2021, patrocinado pela empresa municipal Águas de Santarém.
O Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS), sediado em Santarém, comemorou no dia 29 de Maio o seu nono aniversário, numa sessão solene onde foi entregue o Prémio do CIJVS/2021, patrocinado pela empresa municipal Águas de Santarém. Foi distinguido o trabalho de investigação “Quotidianos sob o impacto da 1ª Grande Guerra: alguns aspectos”, da autoria de Irene Vaquinhas.
Na sessão, realizada no Convento de São Francisco, foram proferidas duas comunicações: “Os Prémios de Investigação do CIJVS e os efeitos assimétricos no espaço do conhecimento”, por Florinda Matos, presidente da Associação para a Acreditação da Gestão do Capital Intelectual; e “Joaquim Veríssimo Serrão - de Santarém para o Mundo!”, por Manuela Mendonça, presidente da Academia Portuguesa da História.
Foi também apresentado um número especial da Revista Mátria XXI, em memória de Joaquim Veríssimo Serrão, reputado historiador que doou à Câmara de Santarém mais de 30 mil livros, documentos, manuscritos, medalhas, obras de arte e condecorações e que permitiu a criação do CIJVS.
O CIJVS abriu portas no dia 26 de Maio de 2012, na Casa de Portugal e de Camões, em instalações cedidas pela Câmara de Santarém, entidade que tem tutela institucional sobre essa entidade.