uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Moradores de Chainça reclamam contra esgoto a céu aberto 

Problema arrasta-se há cerca de um ano. População queixa-se dos mau cheiros e teme riscos para a saúde pública. Câmara de Abrantes diz estar empenhada na resolução da situação.

Os moradores da urbanização da Quinta da Arca d’Água, em Chainça, concelho de Abrantes, reclamam do cheiro a esgoto e descargas de efluentes a céu aberto que podem estar a contaminar os solos e linhas de água, representando risco para a saúde pública. Nos meses de mais calor, a presença dos maus cheiros agrava-se tornando impossível abrir as janelas, algo que os moradores temem que comece a acontecer já nas próximas semanas.

A Câmara de Abrantes conhece o problema e está a tentar resolver a situação que se arrasta há cerca de um ano. Na última reunião do executivo o assunto foi também debatido, com o presidente do município, Manuel Valamatos, a reconhecer a existência de um “problema técnico”, cuja resolução se espera que “venha a acontecer rapidamente”.

“Já pedi à Abrantaqua e aos serviços municipalizados para resolvermos a situação de forma definitiva”, afirmou o autarca socialista em resposta ao vereador do Bloco de Esquerda, Armindo Silveira, que considerou inadmissível que passado quase um ano o problema persista. “Se a intervenção é complexa, então tem que se instalar provisoriamente no local uma fossa séptica para reter os efluentes para depois poderem ser retirados e encaminhados para uma Estação de Tratamento de Águas Residuais”, sugeriu o bloquista, acrescentando que da próxima vez que detetar mais uma descarga dará conhecimento às entidades competentes.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido