uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Guilherme Eloy vai jogar futebol e viver o sonho americano 
Guilherme Eloy é da Póvoa de Santa Iria e vai para os Estados Unidos em busca do sonho de ser o primeiro jogador luso na NFL

Guilherme Eloy vai jogar futebol e viver o sonho americano 

Guilherme Eloy tem 16 anos e foi recrutado para estudar e jogar futebol americano nos Estados Unidos da América. O sonho é chegar à liga profissional mas há ainda muito caminho pela frente para o jovem que confessa levar o nome da cidade e a bandeira de Portugal na bagagem.

A Póvoa de Santa Iria é uma cidade dedicada ao desporto e isso torna-a uma referência no país para quem procura qualidade de vida e bem-estar físico. A ideia é defendida pelo jovem Guilherme Eloy, 16 anos, que se tornou este mês no primeiro português a ser convidado para estudar e jogar futebol americano nos Estados Unidos da América.

“As pessoas passam por mim na rua, cumprimentam-me e desejam-me sorte. Tem sido uma motivação extra”, afirma a O MIRANTE o jovem que quer levar o nome da sua cidade e a bandeira de Portugal até aos Rabun Gap Eagles, do estado norte-americano da Geórgia. Elege a Póvoa como um lugar seguro onde dá gosto viver. “É uma cidade magnífica, em especial agora com a zona ribeirinha, dá para praticar desporto e tem uma vista incrível. É uma cidade muito dinamizada em termos de desporto”, afirma.

Guilherme chegou à Póvoa com os pais quando tinha dois anos. É aluno da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dom Martinho Vaz de Castelo Branco e começou a praticar desporto aos quatro anos, a jogar futebol de sete. Aos onze anos entrou no futsal do Centro Popular de Cultura e Desporto (CPCD). Aos 13 apaixonou-se pelo futebol americano ao ver um treino dos Tagus Lions, que na altura estavam afiliados ao Povoense. Há dois anos o acordo com o Povoense acabou e os Tagus Lions transformaram-se em Lisboa Lions, no vizinho Olivais e Moscavide.

O jovem tem noção dos riscos que a modalidade representa em termos de lesões e diz que é preciso concentração máxima e dominar as técnicas. Joga como defensive tackle, o jogador que tenta chegar ao quarterback para fazer a placagem. As regras do futebol americano, lamenta, ainda são desconhecidas para a maioria dos portugueses. É por isso que diz sentir-se orgulhoso por ser o primeiro jovem luso recrutado para ir para os Estados Unidos praticar o desporto que ama. “Muitos portugueses só conhecem o futebol americano pela final do SuperBowl”, lamenta.

Guilherme gosta de estar com a família, estudar, praticar desporto e conviver com os amigos. Admite que é disso que sentirá mais falta quando chegar ao estrangeiro. Vai sozinho e foi convidado depois de ter dado nas vistas num jogo no Algarve onde estava um treinador americano a assistir. Vai ficar nos Estados Unidos quatro anos e fazer o ensino secundário para depois tentar obter uma bolsa para a universidade.

Para já vai jogar na High School contra equipas do estado da Geórgia. Depois espera entrar no All Nation contra as melhores escolas de cada estado. O sonho final é passar o draft (uma escolha nacional dos melhores jogadores) e depois ingressar na NFL. “Mas um passo de cada vez e com os pés bem assentes na terra”, diz o jovem que gostava de seguir a área da criminologia ou do direito. Faz as malas no final de Julho.

Guilherme Eloy vai jogar futebol e viver o sonho americano 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido