uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
João Vieira é o único português na ‘despedida’ olímpica dos 50 km marcha
João Vieira vive em Rio Maior e é vicecampeão mundial dos 50km marcha

João Vieira é o único português na ‘despedida’ olímpica dos 50 km marcha

Atleta de Rio Maior é vice-campeão mundial da distância que vai desaparecer do quadro competitivo dos Jogos Olímpicos.

O marchador de Rio Maior João Vieira será o único representante português nos 50 km marcha dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, tendo os restantes atletas lusos na distância falhado os mínimos, cujo prazo de obtenção terminou a 31 de Maio.

Esta será a última vez que os 50 km marcha se disputam em Jogos Olímpicos não fazendo já parte do calendário apresentado para 2024. Vice-campeão mundial em Doha2019, João Vieira tentará, aos 45 anos, concluir finalmente a prova em Jogos Olímpicos, depois de não ter terminado em Londres2012 e Rio2016.

O atleta é olímpico desde 2000, tendo, nas cinco edições em que esteve presente, sido inscrito sempre nos 20 km marcha - nas duas últimas edições ‘dobrou’ a prestação, já a pensar em especializar-se na prova mais longa.

A medalha de prata conquistada em Doha 2019 é o resultado mais significativo na carreira, mas há mais: o marchador, nascido em Portimão mas que vive desde criança em Rio Maior, foi medalha de prata nos 20 km marcha do Europeu de Barcelona2010, medalha de bronze nos 20 km marcha do Europeu de Gotemburgo2006 e igualmente medalha de bronze nos 50 km da Taça da Europa de marcha Alytus2019, classificação que o tornou elegível para os próximos Jogos Olímpicos.

Fez então, na cidade lituana de Alytus, 3:46.38 horas, o que o coloca como o 13.º mais rápido entre os apurados para Tóquio. Depois disso, ainda esteve em Doha, no Mundial, em condições de humidade e calor extremas, numa prova disputada de madrugada.
Nos Jogos Olímpicos não há 50 km marcha para o sector feminino, ao contrário do que sucede a nível de Campeonatos da Europa e do Mundo.

João Vieira é o único português na ‘despedida’ olímpica dos 50 km marcha

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido