
Coruche mostra potencial do sector da cortiça com exposição
“A tiragem da cortiça: antes e depois” é o tema da mostra num concelho que é o principal produtor de cortiça do país.
“A tiragem da cortiça: antes e depois” é uma exposição que valoriza o produto mais valioso do concelho de Coruche, capital da cortiça. A mostra que vai estar patente até final de Maio de 2022 no Núcleo Rural de Coruche, numa organização em parceria com o consórcio EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”.
A exposição surge na sequência do processo para a inclusão da tiragem da cortiça em Coruche no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Até porque Coruche assume-se como o principal produtor de cortiça do país, sendo que o montado ocupa uma área de 49.719 hectares do território do concelho.
A exposição temporária “A tiragem da cortiça: antes e depois” abriu portas no dia 1 de Junho, e mostra como “o negócio da cortiça alavancou e modificou profundamente a vida económica da região”, refere o município.
Com a exposição “somos recordados de como, em Coruche, a tirada da cortiça se sagrou actividade económica incontornável e transversal a todo o concelho, concentrando-se maioritariamente nas freguesias de São José da Lamarosa, Couço, Branca e Santana do Mato, onde está presente também o maior número de tiradores – homens com qualidades diferenciadoras e excepcionais no desempenho de uma atividade que assume um legado familiar e intergeracional”, realça a câmara municipal.
A visita de grupos à exposição obedece a marcação prévia. A exposição está aberta de terça a sexta-feira das 14h30 às 18h00 e aos sábados das 10h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00 no período de Verão; e das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 17h00 no Inverno. Aos domingos só abre por marcação.
