uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

BE propõe criação de ecovia do Tejo até Espanha

O grande objectivo é aproximar a população do rio para criar uma consciência ambiental.

O Bloco de Esquerda recomendou ao Governo a criação de uma ecovia do Tejo, que ligue a foz, em Lisboa, a Alcântara, na Extremadura espanhola, com o objectivo de “criar uma consciência ambiental e aproximar a população” do rio.

A proposta, do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, para a criação da Grande Ecovia do Tejo, com caminhos pedonais e cicláveis que se ligará com a Rota da Costa Atlântica (EuroVelo 1), visa alertar para os problemas ambientais e de mobilidade.
“O grande objectivo é aproximar a população do rio Tejo e criar uma consciência ambiental que leve à diminuição da poluição no mesmo. O rio deve deixar de ser visto como um caixote do lixo e passar a ser visto como um importante recurso natural”, esclareceu, em declarações à Lusa, a deputada do Bloco de Esquerda por Santarém, Fabíola Cardoso.

O plano pretende construir novos percursos e aproveitar as infra-estruturas já existentes, como os segmentos dos Caminhos de Santiago e de Fátima ou os passadiços e trilhos junto ao Tejo, de modo a diminuir o impacto ambiental e valorizar os aglomerados urbanos.

Deste modo, a ecovia trará “benefícios sociais e económicos às populações da região, dinamizando e facilitando a criação de pontos de apoio a ciclistas e caminhantes, designadamente locais de dormida, restaurantes e cafés, oficinas, entre outros”, descarbonizando assim a economia, lê-se na nota.

A apresentação dos conteúdos e objectivos do projecto realizou-se a 3 de Junho, Dia Mundial da Bicicleta, na Fonte de Palhais, em Santarém, uma vez que também este município “está de costas voltadas para o rio e é importante inverter essa situação”, explicou a deputada, que é também candidata à câmara.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido