uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Novo quartel da GNR de Alpiarça não avança por culpa do Governo

Presidente do município diz que faltam os projectos que são responsabilidade do Ministério da Administração Interna.

A construção do novo quartel da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Alpiarça não avança por culpa do Governo. A informação foi avançada pelo presidente do município, Mário Pereira (CDU), em sessão camarária. O autarca recordou que o contrato entre o Ministério da Administração Interna (MAI) e a Câmara de Alpiarça foi assinado há mais de um ano, onde ficou estabelecido que a câmara cede o terreno e o Governo paga a obra na totalidade.

Além disso, o Governo também ficou responsável pela elaboração do projecto. “É o trabalho da responsabilidade do MAI que está a atrasar este processo”, afirmou Mário Pereira depois de uma visita dos deputados do Partido Socialista a Alpiarça em que denunciaram as más condições do actual quartel da GNR.

O presidente da Câmara de Alpiarça diz que tem insistido junto do MAI para que se avance com o projecto o mais rápido possível. “O dono da obra será o município mas temos que ter os projectos para avançarmos e é isso que está em falta apesar de ter a informação de que os projectos já estarão aprovados”, sublinhou, acrescentando que pretendem avançar com o concurso público o mais breve possível.

Em Março de 2018, a ideia do Governo passava por construir de raiz um novo quartel da GNR em Alpiarça, num terreno cedido pelo município junto à Escola José Relvas. Só não se dizia quando, pois a secretária de Estado adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, que visitou as instalações no dia 13 de Março de 2018, não se quis comprometer com uma data. Descartada ficou a recuperação do actual edifício, que o município pretendia reabilitar para a instalação de salas para as colectividades ou então para um ninho de empresas.

As actuais instalações da GNR em Alpiarça, além de degradadas, não dão resposta às necessidades dos guardas, nomeadamente às militares do sexo feminino, já que não existem condições de habitabilidade nas camaratas, afirmou a vereadora da oposição Sónia Sanfona (PS), em reunião de câmara e que também esteve presente na visita dos deputados socialistas.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido