uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Associação denuncia tortura a pombos na Póvoa de Santa Iria 

Dezenas de pombos estão a ser encontrados mutilados nas últimas semanas, nas ruas da Póvoa de Santa Iria.

Dezenas de pombos estão a ser encontrados mutilados nas últimas semanas, nas ruas da Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira. As aves aparecem mortas, com as asas, pernas e caudas cortadas, ao que tudo indica com recurso a tesouras.

O caso foi denunciado pela organização sem fins lucrativos Animal Safe & Care Portugal, que classifica o comportamento como um acto de “pura crueldade a animais totalmente inofensivos”. A organização apela a quem encontrar estes animais e os vir em sofrimento que “não os ignorem” nem os deixem “morrer sem auxílio, nem cuidados”, salientando que “evoluíram junto dos humanos e têm o mesmo direito a viver no mesmo espaço”. Apelam, por último, numa publicação lançada nas redes sociais, que quem tiver informações sobre quem está por trás destes actos de crueldade, puníveis por lei, os denuncie.

Há vários anos que os pombos são motivo de queixa por parte de moradores de urbanizações do concelho de Vila Franca de Xira, que consideram tratar-se de um caso de saúde pública, pois estas aves transmitem doenças aos seres humanos (micoses, infecções pela bactéria salmonella, encefalites virais e toxoplasmose) através dos seus excrementos.

Em 2017, recorde-se, vários pombos apareceram mortos nas ruas de Vila Franca de Xira, depois de terem sido envenenados com trigo roxo, produto também usado para matar roedores.

Numa tentativa de travar o aumento do número de aves a Câmara de Vila Franca de Xira tem posto em prática vários métodos, nomeadamente o afastamento através de aves predadoras. Tem também sugerido aos proprietários dos imóveis e condomínios afectados que, de modo a minimizar alguns estragos no património, “ponderem a colocação de equipamentos de dissuasão e afastamento de aves disponíveis no mercado” nomeadamente mecanismos que evitam o poiso e a nidificação nos edifícios.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido