uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Aldeia do Agroal adere à moda dos passadiços  para atrair mais visitantes
Passadiço do Agroal faz a ligação à praia fluvial num percurso com cerca de um quilómetro em contacto directo com a natureza

Aldeia do Agroal adere à moda dos passadiços  para atrair mais visitantes

Município de Ourém inaugurou o Passadiço do Agroal que, em conjunto com a praia fluvial, tornam a aldeia num dos tesouros da região mais procurados pelos amantes da natureza.

O Passadiço do Agroal, situado na pequena localidade com o mesmo nome, em Ourém, é a prova de que o concelho está cada vez mais projectado para o turismo de natureza. Quem visita a aldeia não fica indiferente aos recantos naturais que fazem dela um dos paraísos escondidos mais procurados do país. Situado na fronteira entre os concelhos de Ourém e Tomar, o Agroal é conhecido pela qualidade e beleza da sua praia fluvial, que tem hasteada a bandeira azul e ouro e agora, também, pelo passadiço.

O novo ponto turístico, inaugurado no domingo, 20 de Junho, faz lembrar uma passagem secreta ao longo do rio Nabão, que conduz a várias galerias de vegetação ripícola, repleta de surpresas, até à caudalosa, e gélida, nascente do Agroal. O percurso tem cerca de um quilómetro e liga a praia fluvial ao Parque Natureza, outro local de visita obrigatória.

O MIRANTE esteve na cerimónia de inauguração do passadiço que contou com a presença do presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, do presidente da assembleia municipal, João Moura, e da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, Isabel Damasceno.
Luís Albuquerque abriu o seu discurso salientando a vontade de continuar a potenciar o Agroal como uma das maiores marcas turísticas do concelho. “Estão reunidas todas as condições para continuar a fazer do Agroal um sítio de referência no país. Para terem uma ideia, em 2020, mesmo com a pandemia, vieram à praia fluvial cerca de 100 mil pessoas”, referiu, anunciando que recentemente foi prolongado o areal da praia para dar melhores condições e poder receber ainda mais visitantes.

O autarca afirmou ainda que um dos principais motivos para a construção do passadiço prendeu-se com a necessidade de dar melhores acessibilidades e condições de estacionamento. “O passadiço vem complementar e melhorar a oferta de estacionamento desta zona. As pessoas estacionavam à beira da estrada o que tornava perigosa a circulação. Com esta ligação ao Parque Natureza conseguimos mais de uma centena de novos estacionamentos”, vincou.

Isabel Damasceno, que fez parte da comitiva de cerca de meia centena de pessoas que realizou todo o percurso a pé, sublinhou o facto do município estar a operacionalizar as potencialidades que o Agroal tem há muitos anos. “As intervenções que têm sido realizadas tornaram este espaço bonito, amigo do ambiente e que convida a estar. Aplaudo o excelente trabalho que este executivo tem realizado no aproveitamento dos fundos comunitários europeus em prol do desenvolvimento do concelho de Ourém”, disse.

Aldeia do Agroal adere à moda dos passadiços  para atrair mais visitantes

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido