uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Santarém ressuscita projecto de ascensor para ligar estação ferroviária à cidade

Município já contratou estudo prévio para apontar soluções que podem passar por escadas rolantes cobertas, elevador ou teleférico.

A Câmara de Santarém quer ligar por ascensor a zona da estação ferroviária na Ribeira de Santarém à zona do depósito de São Bento, no planalto citadino, num projecto em parceria com a empresa municipal Águas de Santarém. Uma ambição que não é nova, pois no final do século XIX chegou a falar-se na construção de um funicular para ligar essas duas zonas, que acabou por nunca avançar.

Para já, foi contratado para elaborar o estudo prévio o gabinete de arquitectura PB.ARQ – Arquitectura Paisagista, que vai trabalhar em articulação com a equipa adjudicatária do Plano Global de Estabilização das Encostas de Santarém. O prazo de execução do estudo é de 150 dias. Trata-se do gabinete de arquitectura responsável pelo projecto das escadas rolantes de acesso ao Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII em Lisboa.

“Este gabinete irá trabalhar em equipa multidisciplinar com os técnicos do município e os da Águas de Santarém, no desenho da melhor solução, considerando as diversas condicionantes ao projecto, que pode passar por escadas rolantes cobertas, elevador ou teleférico”, informa o município em nota de imprensa.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, considera que “este é um passo muito importante para a mobilidade e planeamento da cidade, que, apesar de pensado há alguns anos, só agora, após estabilização da encosta, pode ter seguimento”. E acrescenta que “torna-se ainda mais justificável a sua concretização pela lamentável decisão do Governo PS de não deslocalizar a Linha do Norte do actual traçado”.

Ainda segundo a autarquia, a par do desenvolvimento do projecto vai ser desenvolvido um estudo da viabilidade da construção de parques de estacionamento no planalto junto à nova infra-estrutura.
O município pretende ainda criar os “Caminhos da Encosta do Tejo”, percursos pedonais nas encostas de Santarém que poderão ser utilizados para passeio turístico, caminhadas ou desporto informal.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido