uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Passo a Passo é uma escola de equitação que ensina da base à alta competição
Joaquim Salvador é o proprietário da escola de equitação Passo a Passo em Benavente (foto DR)

Passo a Passo é uma escola de equitação que ensina da base à alta competição

Antigo campeão Joaquim Salvador dá ao projecto experiência, trabalho e paixão.

A Escola de Equitação Passo a Passo, na Estrada dos Cachimbos, Benavente, proporciona uma oferta formativa diversificada e adequada aos objectivos e características de cada aluno.

“O nosso maior propósito é ensinar a montar a cavalo. Desde a base até à alta competição. Há quem nos procure com o intuito da descontracção e quem tenha por objectivo tornar-se cavaleiro e competir. Temos a missão de, em cada uma das situações, dar a melhor preparação possível para que sejam atingidos os melhores resultados. Talvez por isso tenhamos neste momento alunos dos 6 aos 72 anos”, explica o proprietário, Joaquim José Fernandes Salvador.

A “Passo a Passo” foi criada por si há 12 anos após um percurso profissional ligado à organização e gestão de alguns centros hípicos. Na altura construiu o seu próprio picadeiro, criando assim o seu posto de trabalho, o de mais dois tratadores e o de um monitor de equitação. Esse foi o primeiro passo.

“Estamos sempre a procurar evoluir e acrescentar mais valia ao projecto no todo, quer nas condições proporcionadas aos alunos quer nas condições proporcionadas à manutenção dos cavalos. Exemplo disso são os três picadeiros - um coberto, um para a competição e outro para treinos - , a guia mecânica e os doze paddocks”, refere.

Além da vertente da aprendizagem a escola procura desenvolver ao longo do ano iniciativas de carácter mais lúdico. Tem, por exemplo, a possibilidade de organizar aniversários no seu espaço e, nos intervalos dos períodos escolares, promove actividades do tipo “Colónia de Férias”.

A escola nasceu da experiência de Joaquim Salvador que começou a montar a cavalo muito pequeno, em casa do cavaleiro tauromáquico Mestre José Baptista e que, aos 17 anos, entrou para a Escola Profissional de Abrantes tendo frequentado o Curso de Técnico de Gestão Equina obtendo o escalão de Monitor de Equitação passado pela Federação Equestre Portuguesa.

Frequentou durante 12 anos, como cavaleiro, a Escola Portuguesa de Arte Equestre tendo adquirido formação com grandes mestres como Guilherme Borba, Filipe Graciosa, António Borba Monteiro e João Pedro Rodrigues. Nesse período participou nos espectáculos e exibições da escola, quer em Portugal quer em vários países da Europa.

Joaquim Salvador foi várias vezes campeão da Europa por Equipas, na modalidade de Equitação de Trabalho concorrendo pela selecção nacional. Foi também vice campeão nacional e campeão nacional de Consagrados com o cavalo ‘Homero’, campeão de debutantes e vice-campeão com o cavalo ‘Nufar’. Também na Equitação à Portuguesa conta com vários títulos conquistados.

Fez o curso de Juízes de Equitação e foi convidado várias vezes para julgar provas do Campeonato de Equitação do Trabalho, da responsabilidade da Federação Nacional Equestre.

Passo a Passo é uma escola de equitação que ensina da base à alta competição

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido