uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
O Zézano tem todos os produtos tradicionais de Almeirim na ementa
Andrea Ouro Bastos é a proprietária do restaurante O Zézano (foto DR)

O Zézano tem todos os produtos tradicionais de Almeirim na ementa

A gerente do restaurante O Zézano recorda as dificuldades criadas pela pandemia, mas sublinha que a Sopa da Pedra continuou a ser confeccionada com todo o preceito sendo uma das opções mais solicitadas para levar em take-away.

A gerente do restaurante O Zézano, de Almeirim, Andrea Ouro Bastos, é peremptória quando lhe perguntam sobre alterações à receita da famosa Sopa da Pedra, feita com a intenção de a ajustar a algumas modas alimentares.

“O nosso restaurante serve-a segundo a receita original e certificada, cujo selo se pode encontrar, bem visível, antes da entrada. Qualquer outro tipo de Sopa da Pedra, seja vegetariana, de bacalhau ou outra, não pode, nem é confundida com a original”.
E lembra que ao longo de todo o ano há imensos apreciadores da Sopa da Pedra que se deslocam de propósito a Almeirim ou fazem desvios nas suas viagens para ir comê-la a Almeirim. Recorda também que muitos acabam por levar Sopa da Pedra consigo para partilhar com familiares e amigos.

Sendo a Sopa da Pedra a “rainha” O Zézano tem, normalmente, na sua ementa outros pratos da gastronomia regional como as famosas costeletas de vitela brava na brasa com migas ribatejanas, as espetadas de javali, o bacalhau à lagareiro com broa ou as enguias fritas. Para quem quer outras opções o restaurante também confecciona pratos vegetarianos e vegan.

No restaurante é também dada preferência a outros produtos locais para acompanharem a sopa da pedra, como o pão tradicional denominado “caralhotas”, o vinho da casa, tinto ou branco Terra de Lobos, da Quinta do Casal Branco e, nesta altura do ano, o melão de Almeirim para sobremesa.

A Câmara de Almeirim promoveu o mês de Junho como mês da Sopa da Pedra, conjuntamente com a Associação de Restaurantes da Sopa da Pedra, como forma de promoção da mesma e da restauração da cidade. A gerente do restaurante O Zézano recorda as dificuldades criadas pela pandemia, mas sublinha que a Sopa da Pedra continuou a ser confeccionada com todo o preceito sendo uma das opções mais solicitadas para levar em take-away.

Os meses de Verão estão a ser aguardados com alguma ansiedade por Andrea Ouro Bastos, uma vez que é, tradicionalmente, uma altura do ano em que há mais pessoas a ir ou a parar em Almeirim para almoçar.

O Zézano tem todos os produtos tradicionais de Almeirim na ementa

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido