Mação com mais receita e menos despesa em 2020
Município apresenta uma situação financeira estável após um ano em que foi necessário reforçar apoios devido à crise pandémica.
O presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela (PSD), considera que o município tem uma situação financeira estável com uma capacidade de endividamento de 12,8 milhões de euros. Em 2020 a dívida total da autarquia teve uma redução de 5% enquanto a dívida a fornecedores diminuiu 57%. A taxa de execução foi de 86,25% enquanto a despesa paga foi de 10,6 milhões de euros verificando-se um aumento de receita em 2,58% enquanto a despesa diminuiu 342 mil euros.
O autarca acrescentou que a situação estável do município permite ver o futuro com mais confiança. Vasco Estrela recordou que a pandemia de Covid-19 condicionou a actuação da autarquia mas que, apesar disso, conseguiram alcançar a maioria dos objectivos a que se propuseram para o orçamento e actividades de 2020. “Conseguimos adaptar o plano à conjuntura de pandemia, sem sobressaltos financeiros, tendo sempre em consideração o superior interesse da população”, justificou.
O presidente deu exemplos do que foi feito, nomeadamente a conclusão da obra do Centro de Actividades Ocupacionais, instalado no antigo quartel dos bombeiros da vila. Foi dado apoio aos projectos de inovação social, às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e às famílias carenciadas do concelho. Também foi implementado, em 2020, o projecto “Oficina Social”.
Em relação a investimentos e intervenções realce para o arranque da actividade do Núcleo Museológico de Ortiga assim como o início das obras de reabilitação do cine-teatro. As obras de requalificação na Escola Básica e Jardim-de-Infância de Cardigos foram concluídas. No âmbito do ensino à distância a autarquia apoiou a escola com cedência de equipamento informático e dispositivos de acesso à Internet para os alunos terem aulas online.
Na área do Empreendedorismo, Vasco Estrela sublinha o centro de negócios que tem uma ocupação de cerca de 90%. O autarca recordou os investimentos feitos na Zona Industrial de Mação e Zona Industrial de Cardigos. “Conseguimos investimentos na produção e transformação de produtos de cannabis medicinal, que desde 2019 estávamos a trabalhar para que o investimento fosse feito no nosso concelho”, referiu. A Câmara de Mação aprovou, no final de 2020, os valores pelos quais pretende adquirir os terrenos necessários para a expansão da Zona Industrial das Lamas, processo que ficará concluído este ano.
Vasco Estrela diz que os apoios dados às associações do concelho foram mantidos para que pudessem fazer face às despesas, mesmo não podendo dinamizar iniciativas que permitissem entrada de dinheiro devido ao confinamento.
“Foi mais um ano valioso, onde a única coisa que não fizemos, e tínhamos esse objectivo, foi iniciar a requalificação das piscinas municipais descobertas, que têm meio século de existência. Foi lançado o procedimento mas não houve qualquer empresa interessada em fazer a obra pelo valor proposto”, explicou o autarca. Os documentos foram aprovados em sessão camarária com a abstenção do vereador da oposição Nuno Barreto (PS).