Revisão do PDM de Alcanena concluída 18 anos depois
Proposta agora aprovada em assembleia municipal prevê aumento das áreas urbanizáveis e para implantação de actividades económicas
A Assembleia Municipal de Alcanena, em sessão realizada a 8 de Junho, aprovou a proposta de revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Alcanena, tendo sido solicitado ao Governo a ratificação do documento. A proposta foi aprovada com os votos favoráveis da bancada do Partido Socialista e com a abstenção dos deputados da Coligação Cidadãos por Alcanena e da CDU.
Iniciado em Junho de 2003, o longo processo burocrático seguiu os trâmites legais ao longo de 18 anos, até estar finalmente concluído. O PDM é um instrumento fundamental para a gestão e ordenamento do território, para a salvaguarda e preservação do património natural e construído e um veículo de desenvolvimento sustentável para melhor qualidade de vida dos cidadãos.
Para a revisão do PDM contribuíram diversos estudos e instrumentos necessários para apoiar a estratégia para o concelho de Alcanena, envolvendo os diversos sectores da sociedade na definição do modelo de desenvolvimento territorial. A categoria de solo urbano apresentava, no PDM de 1994, uma área total de 940,79 hectares e passará, agora, a ter uma área total de 1294,96 hectares, traduzindo-se num acréscimo de 38%.
No sector das actividades económicas existe também um acréscimo de área. A proposta de classificação para espaço de actividades económicas em solo urbano e de indústria em solo rústico admite um aumento das áreas em cerca de 122%.