uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Morreu o físico e investigador nuclear Eduardo João Martinho
Eduardo João Cardoso Martinho

Morreu o físico e investigador nuclear Eduardo João Martinho

Eduardo João Martinho foi investigador nuclear no Laboratório de Sacavém durante mais de quatro décadas. Morreu na madrugada do dia 18 de Junho com 84 anos. Foi colunista de O MIRANTE nos primeiros anos da fundação do jornal e publicou dois livros com a chancela de O MIRANTE.

Eduardo João Cardoso Martinho nasceu na Chamusca em 1936 e morreu no dia 18 de Junho na sua casa em Lisboa. O seu corpo foi cremado no dia 20 em Barcarena.

Eduardo J.C. Martinho era licenciado em Ciências Físico-Químicas e ingressou no Laboratório de Sacavém em Outubro de 1961. Depois de ter participado na calibração inicial do Reactor Português de Investigação (RPI), foi enviado para Paris (com uma bolsa do Governo francês) onde frequentou com aproveitamento o curso de “Génie Atomique” (INSTN/Saclay, Julho.1963). A convite do Commissariat à l’Énergie Atomique permaneceu em França até Março de 1965 como “collaborateur temporaire étranger” integrado na equipa do reactor Minerve.

A sua actividade como investigador foi desenvolvida principalmente no Grupo de Operação e Exploração do RPI. Passou à situação de reformado em Abril de 2002. Durante a sua longa carreira participou em trabalhos de investigação no departamento de Física do ITN (colaboração iniciada em 1995). Realizou trabalhos de I&D na área da Física das Radiações de reactores nucleares e suas aplicações.

Exerceu funções docentes no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1965-1980); colaborou na regência da disciplina de Medicina Nuclear na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (entre 1985 e 1997); participou em acções de formação e de especialização profissional, nomeadamente em cursos para Operadores do RPI e cursos de Radiofarmácia para Medicina Nuclear.

É autor ou co-autor de mais de centena e meia de trabalhos de I&D. Foi ainda autor e co-autor de livros e outros trabalhos no âmbito de actividades docentes e de acções de formação e de divulgação científica.

Realizou colóquios de divulgação científica, em especial em escolas do ensino secundário. Escreveu centena e meia de artigos de opinião e de divulgação científica em revistas e jornais regionais e nacionais.

“Energia Nuclear Mitos e Realidades”, escrito em parceria com Jaime Oliveira, foi um dos livros do autor publicado por O MIRANTE. Eduardo João Martinho publicou ainda durante alguns anos uma coluna de opinião em O MIRANTE com o título de “Lisboa aqui tão perto”.

Morreu o físico e investigador nuclear Eduardo João Martinho

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido