Passagens de nível problemáticas continuam à espera de soluções
A passagem de nível do cais de Vila Franca de Xira é a mais mortífera da região e a sua deslocalização é há muito falada.
Em Santarém a passagem de nível do Peso está fechada há mais de um ano, depois de dois acidentes mortais, prejudicando os agricultores e moradores da zona.
A linha ferroviária do Norte, que liga Lisboa ao Porto, é a mais movimentada do país e continua a ter, na região ribatejana, alguns pontos negros no que toca à segurança, nomeadamente em passagens de nível nos concelhos de Santarém e Vila Franca de Xira. A eliminação da passagem de nível que dá acesso ao cais de Vila Franca de Xira é falada há muitos anos, tendo-se registado ali mais de uma vintena de mortes neste século.
A prometida colocação de um vigilante na passagem de nível do cais de Vila Franca de Xira todos os dias entre as 08h00 e as 20h00, anunciada no último Verão, ainda não se concretizou.
No âmbito do Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível, que se assinala a 2 de Junho, O MIRANTE contactou nas últimas semanas a empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) para obter um ponto da situação sobre esse e outros processos, não tendo obtido resposta.
A passagem de nível de VFX, onde morreram 29 pessoas em 13 anos, deveria fechar este ano mas o processo de deslocalização da travessia foi colocado em pausa depois de uma reunião do presidente da câmara com os moradores e comerciantes do cais da cidade.
Uma das medidas do acordo de colaboração que ia ser celebrado entre a IP e a câmara municipal previa a colocação de um vigilante no local para impedir as pessoas de atravessar a Linha do Norte com as cancelas fechadas, mas com a suspensão do processo a medida não avançou.
Prometida modernização da Linha do Norte entre Santarém e Entroncamento
A modernização da Linha do Norte entre Vale de Santarém e Entroncamento é também reclamada há vários anos, tendo sido deixada para trás face a outros troços dessa linha porque esteve prevista por anteriores governos a alteração do traçado na zona de Santarém, com a construção de uma variante ferroviária à cidade e de uma nova estação.
Esse projecto entretanto caiu e o actual Governo acenou com obras de supressão ou melhoria nas passagens de nível de Vale de Santarém, Peso e Assacaias e também a remodelação da estação ferroviária de Santarém. Tudo por conta da Infraestruturas de Portugal. Essa informação foi dada no final de 2020 pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, a uma comitiva de autarcas de Santarém com quem reuniu.
Passagem de nível mortífera continua fechada
Recorde-se que a passagem de nível do Peso está encerrada há mais de um ano - após dois acidentes mortais resultantes da colisão de comboios com camiões -, e tarda a ser encontrada uma solução alternativa.
Tal como O MIRANTE relatou, em reportagem publicada em Outubro de 2020, meia centena de agricultores com propriedades nos campos das Caneiras, nos arredores de Santarém, queixam-se dos enormes prejuízos que o encerramento da passagem de nível do Peso lhes causa. Com a interdição daquela passagem rodoviária são obrigados a percorrer o dobro dos quilómetros com os reboques carregados de produtos.
A passagem de nível das Assacaias é outra fonte de problemas, com acumulações de trânsito frequentes na estrada entre Alcanhões e a Ribeira de Santarém devido à constante passagem de comboios. Há muito que autarcas e população exigem a construção de uma via rodoviária alternativa, entre Assacaias e Ribeira de Santarém, que não atravesse a Linha do Norte. Um projecto que a Infraestruturas de Portugal já se comprometeu a concretizar.