PS de Azambuja fecha lista de candidatos à câmara com desistência surpresa
Lista liderada por Silvino Lúcio tem, em segundo lugar, o actual vereador da Cultura António José Matos. Sílvia Vítor era apontada como o terceiro nome, mas optou por desistir e vai ser substituída por Ana Coelho, de Aveiras de Cima.
O Partido Socialista aprovou, no dia 28 de Junho, a lista de candidatos à Câmara Municipal de Azambuja, liderada pelo actual vice-presidente da autarquia, Silvino Lúcio.
Em segundo lugar, surge o actual vereador da Cultura, António José Matos. Sílvia Vítor, que no último mandato exerceu funções como vereadora da Educação e da Acção Social, era o terceiro nome apontado, mas nos últimos dias a vereadora desistiu da candidatura e, para a substituir, o PS escolheu a actual Coordenadora Municipal de Protecção Civil na Câmara do Cartaxo, Ana Coelho, que nas últimas eleições autárquicas concorreu à presidência da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima pelo PS.
Recorde-se que Sílvia Vítor foi a número dois do presidente Luís de Sousa durante três anos e chegou a substituir o edil na ausência deste. Em 2020, a um ano das eleições, Luís de Sousa escolheu Silvino Lúcio para vice-presidente da autarquia retirando assim o protagonismo à vereadora.
Em declarações a O MIRANTE, Sílvia Vítor preferiu não se alongar muito sobre as razões que levaram à sua desistência alegando motivos pessoais. “Foi uma decisão ponderada e muito reflectida, que vai ao encontro dos meus princípios e aquilo que defendo e acredito que deve ser a política”, prosseguiu Sílvia Vítor, que se mantém ligada ao PS e às Mulheres Socialistas de Azambuja.
Questionada sobre o que irá fazer após o fim do mandato a vereadora ainda não tem certezas, mas espera voltar a dar aulas uma vez que é professora de profissão, funções que abandonou em 2017 quando aceitou o desafio de fazer parte do executivo da Câmara de Azambuja.
A filha do actual presidente da câmara, Cristina de Sousa, surge em quarto lugar na lista do PS Azambuja. O quinto lugar da lista é ocupado por Firmino Morgado, de 67 anos, natural da União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa. Os últimos lugares efectivos da lista são ocupados por Ana Marques e Cláudia Soares, das freguesias de Vale do Paraíso e Vila Nova da Rainha, respectivamente.
Em comunicado, o PS Azambuja acredita que, esta lista é “uma excelente opção para conduzir os destinos do concelho de Azambuja nos próximos quatro anos”, tendo como foco “resolver os problemas das pessoas do concelho”.