
Um quarto dos eleitores de Santarém ainda não escolheu em quem votar
Sondagem dá vitória a Ricardo Gonçalves (PSD) a grande distância do candidato PS.
A três meses das eleições autárquicas deste ano, mais de um quarto dos eleitores do concelho de Santarém ainda não decidiu em quem votar. Sondagem da empresa Pitagórica dá vitória destacada ao actual presidente.
Na sondagem sobre as Autárquicas 2021, no concelho de Santarém, feita pela Pitagórica para O MIRANTE, e que foi notícia na última edição, o actual presidente da câmara, Ricardo Gonçalves (PSD) surge destacado nas intenções de voto, com 8,5 pontos à frente de Manuel Afonso (PS), mas a percentagem de indecisos é de 26,8%.
A diferença entre o candidato social democrata e o candidato socialista, pouco difere do resultado real das eleições de 2017, que Ricardo Gonçalves venceu com 43,19% contra 34,05 do candidato do PS que, na altura, foi Rui Barreiro. Não contabilizando os indecisos, se as eleições fossem agora, o actual presidente, que se recandidata para um terceiro mandato, ganharia com 34,1%, obtendo o candidato socialista 25,6%.
Fazendo a distribuição dos indecisos, o autarca social-democrata venceria, com 46,5% (intervalo entre 42,66% – 50,34%), seguindo-se Manuel Afonso (PS) com 34,9% (31,06% – 38,74%); André Gomes (CDU) com 7,1% (3,26% – 10,94%); Fabíola Cardoso (BE) com 4,7% (0,86% – 8,54%); Pedro dos Santos Frazão (CHEGA) com 3,1% (0,00% – 6,94%) e João Gomes (IL) com 1,4% (0,00% – 5,24%). Valores da sondagem Pitagórica com uma margem de erro de 3,84%. (Candidatos conhecidos na altura da realização da sondagem).
Em relação às freguesias, a sondagem revela que (voto directo sem distribuição de indecisos, cuja percentagem é de 26,8%), Ricardo Gonçalves é mais forte em Abrã, Alcanede, Amiais de Baixo, Arneiro das Milhariças, Casével e Vaqueiros, Gançaria e S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira, ganhando também, mas por margem mínima, na União de Freguesias da cidade. Quanto ao candidato do PS, se as eleições fossem agora, ganharia em Alcanhões, Romeira e Várzea e Vale de Santarém. Os dois surgem empatados em Póvoa da Isenta.
Nota positiva para a câmara no combate à pandemia
Na sondagem foram introduzidas duas questões relativas à pandemia. Uma sobre a percepção da gravidade da doença e outra sobre o trabalho desenvolvido pela câmara de Santarém para atenuar o impacto da Covid-19.
Dos inquiridos, só 15% acha que a Câmara de Santarém não esteve à altura do desafio que a pandemia trouxe ao concelho. A maioria dos eleitores (63%) disse que a autarquia fez o suficiente e 18% considera que fez muito ou fez o que podia.
Quanto à percepção da doença, três em cada quatro dos inquiridos (73%) considera que a doença provocada pelo coronavírus é semelhante ao que se tem dito; 16% acha que é pior ou muito pior e apenas 9% diz que é menos grave .
Ficha Técnica
Sondagem Pitagórica “Eleições Autárquicas” para O MIRANTE Primeira publicação a 1 de Julho de 2021
Universo: Eleitores recenseados no Concelho de Santarém (51.293 eleitores BDRE 31-12-2018) Amostra: 669 inquérito. Foram inquiridos com recurso a entrevistas pessoais, indivíduos residentes no concelho de Santarém, de ambos os sexos e com 18 ou mais anos. A amostra obtida é de 669 indivíduos. Para um grau de confiança de 95,5%, a dimensão da amostra traduz-se numa margem de erro de 3,84%. A recolha da informação foi da responsabilidade da Pitagórica e ocorreu entre os dias 24 de Maio e 20 de Junho.
