A-dos-Loucos perde multibanco por falta de segurança
Guarda Nacional Republicana cumpriu as ordens do secretário de Estado da Administração Interna e reviu parecer sobre a colocação das caixas multibanco em A-dos-Loucos e Calhandriz, mas só nesta última povoação permitiu a sua instalação.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) que num primeiro momento tinha dado parecer negativo à colocação de duas novas caixas multibanco na Calhandriz e A-dos-Loucos, para substituir as que foram destruídas em dois assaltos, veio agora dar parecer favorável à colocação de uma delas, na antiga junta de freguesia da Calhandriz.
A GNR cumpre assim as ordens do secretário de Estado adjunto da Administração Interna, que pediu uma reavaliação ao parecer inicial depois de pressionado e criticado pelos autarcas locais. A GNR manteve, no entanto, o parecer negativo que já tinha dado para o equipamento de A-dos-Loucos, há muito reclamado pela população que vive longe dos centros urbanos, por considerar que não existem condições de segurança para instalar o equipamento na sede da União Desportiva e Columbófila Adoslouquense, local onde estava anteriormente.
O parecer final daquela força policial chegou ao gabinete do presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, a 17 de Junho. “E só foi possível conseguirmos avançar com o multibanco de Calhandriz depois de muita insistência”, lamentou o autarca na última assembleia municipal depois de questionado sobre o assunto por Mário Cantiga, presidente da União de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz.
“O parecer é agora favorável para a caixa de Calhandriz, que está praticamente pronta e só falta a Caixa Geral de Depósitos colocá-la a funcionar. Para A-dos-Loucos temos de encontrar outra solução. A GNR diz que o espaço não tem segurança e temos de aceitar”, afirmou o autarca. As caixas multibanco de Calhandriz e A-dos-Loucos foram destruídas em dois assaltos em 2017.
Luta para manter multibanco em Alhandra
Alberto Mesquita explica que o município tem estado em contacto permanente com a Caixa Geral de Depósitos no sentido da caixa multibanco existente no centro de Alhandra não sair da vila. “Estamos a desenvolver iniciativas para que ela seja transferida para outro local. Estamos agora a fazer as negociações nesse sentido e espero que em breve a obra avance”, afirma. O balcão da CGD em Alhandra fechou em 2018.