uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Escola de Vialonga à espera de obras há dez anos pode ter sorte este ano
Nuno Santos é o director do Agrupamento de Escolas de Vialonga

Escola de Vialonga à espera de obras há dez anos pode ter sorte este ano

A Escola EB 2,3 de Vialonga está há mais de dez anos à espera das obras de requalificação, mas o director do agrupamento, Nuno Santos, prevê que o concurso para a empreitada seja lançado em breve. Ampliação vai custar cerca de cinco milhões de euros.

O director do Agrupamento de Escolas de Vialonga está esperançado que o concurso para a requalificação da Escola EB 2,3 de Vialonga decorra durante este ano. Isto depois de a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira já ter assinado o acordo para o co-financiamento da empreitada. Nuno Santos explica que as obras visam essencialmente o alargamento das instalações, tendo em conta que o estabelecimento de ensino tem cerca de 1200 alunos, o dobro do que comporta o espaço actual. Está prevista ainda a construção de um pavilhão polidesportivo para que os estudantes não tenham que se deslocar ao pavilhão do Grupo Desportivo de Vialonga para terem aulas de educação física.

As limitações de espaço obrigaram o agrupamento a recorrer à instalação de contentores que servem de salas de aulas. A pandemia veio facilitar essa gestão uma vez que há alunos a ter aulas no período da manhã e outros a ter aulas durante a tarde. A intervenção, que tem um valor a rondar os cinco milhões de euros e contempla também a melhoria das condições de isolamento térmico nas salas, que são muito frias no Inverno e muito quentes no Verão, e ainda a remoção do amianto. A câmara está a substituir as coberturas de amianto em vários estabelecimentos de ensino, mas deixou esta de fora tendo em conta a perspectiva de que se inicie em breve a requalificação, prometida há uma década.

A EB 2,3 de Vialonga esteve para entrar no programa Parque Escolar, o que não se concretizou devido à mudança de Governo. Caso tivesse sido contemplado o estabelecimento de ensino teria visto uma melhoria das condições tecnológicas uma vez que não há internet nas salas nem equipamentos de ensino adequados. Algumas vezes quando é preciso mostrar recursos na internet os professores têm de pedir aos alunos que usem os seus telemóveis, lamenta o director do agrupamento, que é professor na Escola de Vialonga, a escola sede do agrupamento, há 23 anos.

Recorde-se que em 2018 o Ministério da Educação assinou um acordo de cooperação técnica com a Câmara de Vila Franca de Xira para a requalificação da escola.

Mesmo sem condições recebe Bandeira Escola Azul

Apesar da falta de condições a Escola de Vialonga, construída em 1988, foi contemplada com a Bandeira Escola Azul, uma distinção do Ministério do Mar que visa reconhecer as escolas que trabalhem os temas do mar e dos oceanos sensibilizando os alunos para a sua conservação.

Escola de Vialonga à espera de obras há dez anos pode ter sorte este ano

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido