uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Igreja Matriz de Atalaia com nova pintura e torre sineira requalificada
Igreja Matriz de Atalaia, concelho de Vila Nova da Barquinha, que é monumento nacional desde 1926, está a ser intervencionado numa empreitada de cerca de 250 mil euros

Igreja Matriz de Atalaia com nova pintura e torre sineira requalificada

Monumento nacional desde 1926, está a ser intervencionado. A empreitada, no valor de 250 mil euros, recebeu um financiamento de 85% de fundos comunitários e deverá estar concluída em finais de Setembro.

As obras em curso na Igreja Matriz de Atalaia, vila Nova da Barquinha, devem estar concluídas em finais de Setembro, estando já finalizada toda a pintura exterior, assim como a reparação da torre sineira e do telhado, que apresentavam algumas infiltrações.

Com um custo estimado de 250 mil euros e financiamento de 85% de fundos comunitários, a intervenção tem como objectivos principais a requalificação estrutural do interior, a requalificação eléctrica de toda a igreja, de forma a aumentar a eficiência energética, e ainda a reabilitação dos pavimentos da envolvente exterior com a substituição e arranjos de pedras calcárias danificadas.

Durante a próxima semana, conforme confirmou a autarquia a O MIRANTE, vão ser iniciados os trabalhos nos muros exteriores que circundam a igreja. A requalificação da parte eléctrica também está em fase final, estando a ser estudada a colocação de dois projectores nas colunas centrais da nave. Para o interior do monumento foi aprovada, ainda, a reabilitação da cintura da coluna do lado direito antes do altar-mor que se encontra em risco de ruir.

O projecto inclui também a instalação de um equipamento de ‘video mapping’ (projecção de vídeo nas paredes), no interior do monumento. É objectivo do município promover as visitas ao espaço, estando em cima da mesa a criação de um projecto cultural que envolve espectáculos de projecção de vídeo aos fins-de-semana. Durante a semana será possível visitar o monumento, mediante marcação de visita guiada no Posto de Turismo.

As obras eram há muito desejadas pela Câmara de Vila Nova da Barquinha e pela Junta de Freguesia de Atalaia, tendo o processo demorado mais do que o normal uma vez que se tratam de intervenções em património nacional que necessitam de parecer da Direcção-Geral do Património Cultural.

Igreja Matriz de Atalaia com nova pintura e torre sineira requalificada

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido