Peões em risco por falta de iluminação e sinalização em Samora Correia
A falta de sinalização e iluminação pública junto a várias passadeiras na Avenida O Século, em Samora Correia, e na Estrada Nacional 10, no Porto Alto.
A falta de sinalização e iluminação pública junto a várias passadeiras na Avenida O Século, em Samora Correia, e na Estrada Nacional 10, no Porto Alto, onde já ocorreram atropelamentos, continua a ser motivo de preocupação entre moradores e autarcas por ausência de soluções. O assunto voltou a ser debatido em reunião do executivo da Câmara de Benavente.
O presidente do município, Carlos Coutinho, admitiu que “a população tem feito chegar a sua insatisfação” mas diz que não é por falta de vontade da autarquia que o problema ainda não foi resolvido. Segundo disse, o município tem pressionado a EDP para colocar mais iluminação e a Infraestruturas de Portugal, entidade responsável pelas estradas EN10 e EN118, para reforçar a pintura e sinalização de aproximação de passadeira.
O autarca da CDU respondia ao vereador do PSD, Ricardo Oliveira, que considera ser um “verdadeiro perigo o que acontece nas estradas de Samora Correia” devido à “fraca sinalização e iluminação inexistente”.
Ricardo Oliveira, que já no início do ano tinha alertado o executivo de maioria comunista para a questão, criticou a incapacidade do município em não conseguir encontrar uma solução junto das entidades responsáveis ou fazer-se substituir a estas em prol da segurança dos cidadãos.
O alerta para a perigosidade no atravessamento das estradas nacionais que passam na freguesia de Samora Correia tem sido uma constante ao longo dos anos. Na Assembleia de Freguesia de Samora Correia, realizada em Janeiro de 2020, o assunto foi abordado pela eleita do PS, Patrícia Malico, e por um morador indignado pela população ter de atravessar as passadeiras de forma receosa e apressada durante a noite devido à fraca luminosidade.
Na altura, o presidente da Junta de Samora Correia, Augusto Marques, afirmou ter encetado diligências para que as passadeiras em estradas nacionais da freguesia fossem iluminadas e devidamente sinalizadas.