uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Um porto de abrigo chamado Ajuda de Mãe
Sofia Tormenta, coordenadora da Ajuda de Mãe de Santarém, na oficina de costura com técnicas da instituição e utentes

Um porto de abrigo chamado Ajuda de Mãe

Organização apoia dezenas de mulheres grávidas e mães com bebés até dois anos.

No antigo presídio militar de Santarém desenvolve um negócio social chamado ReUse by Ajuda de Mãe, que procura combater o isolamento social e as dificuldades de mães desempregadas e sem grandes fontes de rendimentos. Muitas das mulheres apoiadas são imigrantes.

O gabinete da Ajuda de Mãe de Santarém trabalha há cerca de dez anos na região no apoio e aconselhamento a grávidas e mães recentes. Para além do acompanhamento social que presta aos mais diversos níveis, a organização tem em funcionamento o projecto ReUse by Ajuda de Mãe, destinado a mães desempregadas, que passa pelo reaproveitamento de tecidos e confecção de novas peças reutilizáveis, como, por exemplo, sacos para compras ou toalhitas desmaquilhantes.

A oficina de costura funciona num espaço do antigo presídio militar de Santarém. As artesãs são mães recentes que foram ensinadas na arte da costura e ali encontram um porto de abrigo para combater a solidão do desemprego e o conforto da companhia de quem está no mesmo barco. As peças são depois postas à venda, quer no Instagram da Ajuda de Mãe de Santarém quer em lojas da cidade e não só. As receitas destinam-se às costureiras.

É um negócio social ambientalmente sustentável, com aproveitamento de materiais doados por fábricas têxteis e outras entidades que, em muitos casos, iriam para o lixo.

Muitas mulheres apoiadas são imigrantes

O sector administrativo da Ajuda de Mãe de Santarém funciona nas antigas instalações da extinta Junta de Freguesia de São Nicolau, não muito longe da oficina de costura. No ano passado a Ajuda de Mãe de Santarém acompanhou cerca de cem famílias. Actualmente acompanha cerca de 45.
Os desafios vão mudando consoante a conjuntura. A equipa teve de se adaptar a uma situação de forte imigração, como a que existe actualmente, com mães de culturas completamente diferentes e que cuidam dos bebés de forma diferente. Muitas das mulheres que recorrem ao seu apoio são imigrantes - brasileiras, africanas, asiáticas – e na maioria desempregadas.

“O ano passado tivemos mais mães de outras nacionalidades do que portuguesas. Foi uma das grandes mudanças ao nível do nosso trabalho”, diz a O MIRANTE a socióloga Sofia Tormenta, coordenadora do gabinete da Ajuda de Mãe de Santarém, que conta ainda com a colaboração a tempo inteiro com duas educadoras sociais e o apoio de vários voluntários.

“As pessoas chegam com os mais diversos problemas, como desemprego, querer integrar filhos em creche e não conseguir, dificuldades económicas, questões relacionadas com a maternidade e o vínculo mãe-filho”, explica Sofia Tormenta. A isso, por vezes, soma-se a barreira da língua e a dificuldade em tratar de processos burocráticos, entrando aí também a Ajuda de Mãe para ajudar a ultrapassar dificuldades na relação com serviços públicos como a Segurança Social.

Já problemas de outra natureza, como casos de violência doméstica, são reencaminhados para as entidades competentes, como a APAV. “Aqui em Santarém há um funcionamento em rede muito bom entre as diversas entidades”, sublinha.

O apoio das autarquias e a visita do AXN

Sofia Tormenta enaltece a confiança manifestada tanto pela União de Freguesias da Cidade de Santarém como pela Câmara de Santarém com a cedência de instalações à organização, que no dia 2 de Julho teve mais um apoio extra: o canal televisivo AXN White esteve nas instalações do antigo presídio para doar materiais de costura e tecidos que vão ser agora transformados em novas peças.

Trinta anos ao serviço das mães e dos bebés

A Ajuda de Mãe é uma instituição de solidariedade social com estatuto de utilidade pública e sem fins lucrativos. Tem como principal objectivo apoiar as famílias de modo a que o nascimento do bebé seja um factor de melhoria da sua vida e da vida familiar. O apoio é feito através de acompanhamento psico-social, acolhimento, formação e reintegração profissional. É uma entidade com vasta experiência na área da formação certificada, nomeadamente em cursos de formação profissional. A Ajuda de Mãe nasceu em Lisboa, a 29 de Agosto de 1991, por iniciativa de um grupo da sociedade civil. Presta atendimento e garante acolhimento sem custos, em caso de necessidade, a grávidas adultas e adolescentes bem como mães adolescentes. As residências situam-se na zona de Lisboa. O gabinete de Santarém existe há dez anos.

Um porto de abrigo chamado Ajuda de Mãe

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido