uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Na Auto-Carreira em Santarém resolvem-se todas as avarias
Fernando Carreira é mecânico e proprietário da oficina Auto- Carreira em Santarém (foto DR)

Na Auto-Carreira em Santarém resolvem-se todas as avarias

Quando os veículos eléctricos forem predominantes há oficinas que acabam.

O Ministro do Ambiente disse em 2019 que os carros a gasóleo iam acabar em meia dúzia de anos. Fernando Carreira, mecânico e proprietário da oficina Auto-Carreira, acha que ele está muito enganado. E não é o único a pensar assim. “Falo por aquilo que vejo e pela minha experiência. Os carros a gasóleo não vão acabar tão depressa. A mim até me parece que eles são cada vez mais”, diz.

Mecânico toda a vida, com um percurso de aprendizagem iniciado aos 14 anos, numa oficina em Santarém, na zona de S. Domingos, Fernando Carreira diz ter solução para todos os problemas que os clientes lhe apresentam.

“Até agora tenho conseguido resolver todos os problemas que me apareceram. O que por vezes acontece é os carros serem tão antigos que já não existem no mercado peças para eles”, explica.

A excepção são, por enquanto, os veículos eléctricos. Quanto aos híbridos não são problema para ele e garante que não necessitou de fazer qualquer formação especial. No entanto acredita que, numa altura em que os eléctricos forem maioritários, algumas oficinas podem desaparecer uma vez que aquele tipo de veículos avaria menos.

Diz que nunca contratou nenhum jovem com um curso profissional de mecânico porque nunca lhe apareceu nenhum a pedir trabalho mas é céptico relativamente às capacidades dos mais jovens.

“Não é nada fácil arranjar mecânicos para trabalhar. Os jovens não querem aprender e não podem começar a trabalhar numa oficina muito novos, nem que seja só nas férias. Eu comecei a trabalhar com 14 anos e hoje isso é proibido.”. sublinha.

Sobre a aceitação de mulheres mecânicas é irónico. “Não conheço nenhuma mas sei que existem e até gostava de ter aqui uma. Algumas pessoas moderavam a linguagem.”. Enquanto não tem essa oportunidade já melhorou a decoração do local de trabalho. Os calendários que existiam nas oficinas da sua juventude, com modelos em biquini ou sem biquini e fotografias da equipa de futebol do Benfica, foram banidos. “Não tenho nem quero nada disso aqui na oficina. Somos uma casa de respeito.”.

A finalizar, Fernando Carreira, deixa uma proposta. “O Governo devia criar uma lei para obrigar as pessoas a pagarem uma parte do concerto no início. Assim não tínhamos tantos calotes.”

A Auto-Carreira, na Estrada Nacional, 3, em S. Pedro, Santarém funciona de segunda à sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h30.

Na Auto-Carreira em Santarém resolvem-se todas as avarias

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido