
Centro Hospitalar Médio Tejo implantou novo dispositivo cardíaco
Desfibrilhador ressincronizador é indicado para doentes com insuficiência cardíaca
O Centro Hospitalar do Médio Tejo implantou pela primeira vez um desfibrilhador ressincronizador com sensor hemodinâmico. Este dispositivo cardíaco permite uma optimização automática e semanal dos parâmetros, quer em repouso quer em exercício, possibilitando assim que a terapia se adapte de forma contínua às condições clínicas de cada doente melhorando a sua qualidade de vida.
O director do Serviço de Cardiologia do CHMT explicou que o implante destes dispositivos, indicados para doentes com insuficiência cardíaca, permite assegurar, através de uma configuração personalizada, a ressincronização activa do coração, adaptando-se às actividades quotidianas do doente, sem a necessidade de realizar um ecocardiograma que requer uma intervenção médica manual e só pode ser realizado em repouso.
Além disso, estes dispositivos com sensor hemodinâmico permitem uma redução de 35 por cento do risco de hospitalização por insuficiência cardíaca. São também compatíveis com o sistema de monitorização remota que permite o acompanhamento personalizado do doente sem a necessidade de deslocação ao hospital.
