uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira coloca desfibrilhadores em todas as escolas
Cada escola do concelho de VFX terá um novo desfibrilhador para acudir a situações de paragem cardiorespiratória

Vila Franca de Xira coloca desfibrilhadores em todas as escolas

Equipamentos não são obrigatórios nas escolas mas o município quer minimizar riscos de paragens cardiorespiratórias. Investimento de 92 mil euros prevê colocação dos aparelhos e formação dos auxiliares escolares.

Todas as escolas do concelho de Vila Franca de Xira vão receber até ao final do Verão equipamentos de desfibrilhação automática externa. Ao todo são 52 equipamentos que vão custar aos cofres do município 92 mil euros e que visam reduzir os riscos de morte por falência cardíaca.

O primeiro desfibrilhador foi entregue simbolicamente na Escola Básica do Bom Sucesso em Alverca na manhã de terça-feira, 6 de Julho, onde teve lugar uma demonstração do funcionamento. Apesar destes equipamentos não serem obrigatórios nas escolas, são considerados de extrema importância para reverter uma paragem cardiorespiratória. Uma correcta utilização do equipamento nos primeiros cinco minutos pode ajudar a salvar uma vida sendo um exemplo disso a recente paragem cardíaca de um jogador da selecção dinamarquesa durante um jogo do europeu de futebol.

“A maioria destas mortes pode ser evitada se tivermos estes equipamentos. Temos este compromisso de ajudar a salvar vidas nas escolas se necessário”, afirmou Alberto Mesquita, presidente do município, momentos antes de entregar o equipamento a Carlos Reis, director da escola. Existem, no entanto, preocupações sobre a formação das auxiliares escolares que os terão de utilizar. Alberto Mesquita garante que todas as escolas terão acções de formação para que toda a gente saiba utilizar os equipamentos.

O primeiro passo é ligar o 112 e, enquanto essa operação decorre, a auxiliar avança com os procedimentos de suporte básico de vida até que chegue a ambulância de emergência.

Esta é a segunda grande colocação de desfibrilhadores que a Câmara de Vila Franca de Xira executa. Já em 2019 investiu 20 mil euros a colocar aqueles equipamentos em todos os espaços desportivos municipais, incluindo piscinas e pavilhões.

Vila Franca de Xira coloca desfibrilhadores em todas as escolas

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido