uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
As belezas naturais de Alcanena
Praia fluvial Olhos d'Água em Alcanena

As belezas naturais de Alcanena

A noite dos morcegos, a praia dos Olhos de Água e os miradouros da serra.

O Centro Ciência Viva do Alviela, em Alcanena, é um espaço de divulgação científica e tecnológica, integrado na Rede Nacional de Centros Ciência Viva. Foi desenvolvido com o objectivo de valorizar o imenso património natural da nascente do rio Alviela e zona envolvente funcionando simultaneamente como recurso estratégico de divulgação científica e educação ambiental.

Os morcegos, a água e o carso são as temáticas ali exploradas através de exposições interactivas e de actividades diversas. Este Verão, em Julho e Agosto, estão programadas as iniciativas “Noite dos Morcegos”, “À descoberta do Polje”, “Na pegada dos dinossáurios do Vale de Meios” e “A Biodiversidade do Rio Alviela - uma descoberta em família”.

Olhos de Água - Nascentes do Rio Alviela

Nos limites do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros as nascentes do rio Alviela oferecem um espectáculo natural ímpar, que a mão humana soube preservar e valorizar. Com uma envolvente paisagística de grande beleza cénica, após um percurso subterrâneo de várias dezenas de quilómetros, nasce o Rio Alviela, no sítio dos Olhos de Água (União de Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro), onde existe uma praia fluvial.

Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Uma área considerável do concelho de Alcanena (região norte) está integrada no PNSAC. O encontro entre a Serra de Aire e a Serra dos Candeeiros, nesta região, marca o seu relevo pela altitude, conferindo à paisagem características naturais e humanas únicas. Possui também grande diversidade de fauna e flora, que constitui um ponto de interesse para todos os que procuram no turismo rural um contacto pleno com a natureza.

Circuitos pedestres e de BTT

O concelho de Alcanena permite conciliar turismo, desporto, lazer e natureza. O município de Alcanena criou uma rede municipal de percursos pedestres, composta por 11 trilhos, que se interligam entre si, e cinco circuitos de BTT. Ao longo dos percursos é possível conhecer vários pontos de interesse do concelho, situados em zona protegida de Parque Natural. São aproximadamente 200 km de circuitos de BTT e 100 km de percursos pedestres para descobrir.

Miradouros Naturais

As características naturais do concelho permitem a existência de miradouros naturais de extraordinária beleza. O Cabeço de Santa Marta constitui um miradouro natural de onde se avista uma extensíssima zona e de onde é possível observar as Lezírias do Tejo. Local aprazível, é hoje servido por um parque de merendas ao serviço do visitante.

Surpreendentes são também os horizontes possíveis de observar a partir da estrada de ligação de Minde – Serra de Santo António: para norte a serra, os planaltos, o Polje de Minde (ou Lagoa de Minde), para sul, a planície, visível até ao Tejo, ou à cidade de Santarém. Também aqui o visitante poderá encontrar um parque de merendas à sua disposição.

As belezas naturais de Alcanena

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido